sábado, 7 de setembro de 2013

Árbitro que nunca erra

A Premier League da Inglaterra, está exibindo ao mundo do futebol nesta temporada uma novidade. O sistema goal (GDS), que foi desenvolvido pela Hawke-Eye. Sistema esse que instala em cada partida do campeonato inglês, câmeras que são colocadas estrategicamente na linha de meta, objetivando identificar se a bola com um chip, ultrapassou ou não a nominada linha, quando esse tipo de lance não é captado pela visão do árbitro ou dos seus assistentes.
E, a eficiência do sistema, pôde ser confirmada já na terceira rodada, no prélio Chelsea x Arsenal. Nos acréscimos do primeiro tempo, o meia inglês Frank Lampard do Chelsea, ao receber um cruzamento de Ivanovic, cabeceou no canto do goleiro Allan Mac Gregor e o guapo em tela, fez brilhante defesa em cima da linha de meta.
José Mourinho, técnico do Chelsea e seus comandados, gritaram gol e exigiram do árbitro Jonathan Moss e dos demais membros da arbitragem, que o lance fosse validado. Incontinenti, Moss explicou aos atletas e ao técnico Mourinho, que no sistema Hawke-Eye, quando a bola ultrapassa a linha da meta na sua totalidade, o relógio instalado especificamente no pulso esquerdo do árbitro do jogo, recebe uma vibração. E, como ele não sentiu nenhuma vibração no pulso, o gol não poderia ser validado.
Ato contínuo, o lance foi exibido num telão do estádio Sanford Bridge, onde ficou constatado para os presentes nas arquibancadas e para os telespectadores que assistiam pela TV, que a bola não havia ultrapassado a linha de meta na sua plenitude.
Os ingleses que inventaram o futebol, as regras que regem o esporte no retângulo verde, o chuveirinho, a profissionalização do árbitro de futebol, agora saem na frente com a implementação da tecnologia no auxílio à arbitragem, para equacionar lances que escapem da visão humana. Confira a seguir, como funciona o sistema introduzido na Premier League, seguindo modelo que a Fifa e o Board já haviam concebido. Sobre essa inovação nada mais à acrescer.

Fotos: Premier League

Nenhum comentário:

Postar um comentário