terça-feira, 17 de setembro de 2013

Assistentes recebem treino sobre fora-de-jogo

Os árbitros assistentes da Europa receberam treino intensivo na recente reunião de Verão da UEFA para árbitros, em que o trabalho focou as novas directrizes do fora-de-jogo inseridas nas Leis do Jogo.



Assistentes recebem treino sobre fora-de-jogo
      Pierluigi Collina, ministrou palestra aos árbitros europeus sobre a Regra XI
A reunião de Verão da UEFA para os árbitros e árbitras de topo do futebol na Europa preparou estes intervenientes para os respectivos compromissos na presente temporada. No curso deste ano também foi dada especial atenção aos árbitros assistentes, já que vão reger-se segundo novas directrizes no fora-de-jogo, entretanto introduzidas nas Leis do Jogo.

Na Primavera, o International Board (IFAB), responsável pela elaboração das leis do jogo, aprovou uma clarificação do texto da Lei 11 (Fora-de-Jogo, Interpretação das Leis do Jogo). O IFAB concordou que o texto em vigor não era suficientemente preciso em relação a "interferir com um adversário/ganhar vantagem". Consequentemente, os árbitros assistentes europeus receberam treino intensivo no curso de Verão da UEFA, em Nyon, de modo a familiarizarem-se com as novas directrizes.
Na edição 2013/14 das Leis do Jogo, a Lei 11 estipula que "um jogador em posição de fora-de-jogo apenas é penalizado se, no momento em que a bola é tocada ou jogada por alguém da sua equipa, estiver, na opinião do árbitro, envolvido em jogo activo por:
- interferir na jogada ou
- interferir com um adversário ou
- ganhar vantagem por estar nessa posição."

No contexto da Lei 11 do fora-de-jogo, as seguintes definições (alterações a negro) aplicam-se agora ao que está descrito acima:
• "interferir com um adversário" significa impedi-lo de disputar, ou poder disputar, a bola, obstruindo claramente a sua linha de visão ou disputando com ele a posse da bola
• "ganhar vantagem por estar nessa posição" significa disputar a bola:
i. que ressalte ou seja desviada para si pelo poste, barra ou um adversário, após ter estado em posição de fora-de-jogo
ii. que ressalte, seja desviada ou jogada para si de uma defesa deliberada por um adversário, após ter estado em posição de fora-de-jogo

Para além disso, a partir desta época: "Um jogador em posição de fora-de-jogo que receba a bola de um adversário, e a jogue deliberadamente (excepto após uma defesa deliberada), não é considerado como tendo ganho vantagem."
O responsável pela arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, esteve presente em Nyon para garantir que as sessões de treino eram levadas a cabo de acordo com as novas directrizes para os árbitros assistentes e explicou as alterações ao UEFA.com.
"Em Março passado, o IFAB alterou a instrução e directrizes da Lei 11 em relação ao que significa interferir com um adversário, e o que representa ganhar vantagem por estar em posição de fora-de-jogo", disse.
"Este curso centrou-se bastante no fora-de-jogo, já que é importante ter árbitros assistentes sintonizados com a nova interpretação e com o novo texto da Lei 11. O fora-de-jogo é algo muito importante e que merece ser tratado com cuidado."
"Agora, os principais aspectos a serem considerados na avaliação de um jogador em fora-de-jogo como interferindo com um adversário envolvem obstruir claramente a linha de visão de um adversário e disputar com ele a posse da bola. Por isso estes são os dois critérios a serem considerados para decidir se um jogador em posição de fora-de-jogo pode ser sancionado."
"Ganhar vantagem por estar em posição de fora-de-jogo – agora, os árbitros assistentes devem considerar a natureza da forma de actuar do defesa, pois se ele agir de forma deliberada, o desfecho da jogada não importa, com a excepção de uma 'defesa', e então estar em posição de fora-de-jogo, ganhando vantagem com isso, deixa de ser considerado infracção."
Como é que estas alterações dão aos árbitros mais coisas diferentes em que pensar acerca de situações de jogo? "Certamente agora é mais importante avaliar a intenção do jogador", reflectiu Collina. "Significa que o árbitro e os árbitros assistentes devem ser muito cuidadosos a avaliar se o jogador jogou a bola de forma deliberada ou não."
Com a lei do fora-de-jogo a tornar-se cada vez mais importante a cada ano que passa, a UEFA decidiu, sensatamente, concentrar ainda mais atenção nos árbitros assistentes. "Fizemos algo diferente antes do [UEFA] EURO 2012, envolvendo especialistas no treino de árbitros assistentes, e o desfecho foi muito positivo", explicou Collina.
"O EURO 2012 teve enorme sucesso, com muito boas decisões tomadas pelos árbitros assistentes. Queremos continuar com isto. Decidimos envolver três antigos árbitros assistentes de topo na preparação dos árbitros assistentes da UEFA, e 46 deles participaram neste curso da UEFA."
"Também estamos a implementar novas ferramentas para darem apoio aos árbitros assistentes na sua preparação diária. Pelo facto de ser muito difícil para eles treinarem situações de fora-de-jogo sem ser no decorrer de um jogo - precisariam de jogadores para as recriarem - a UEFA forneceu-lhes uma aplicação 'online' para simularem essas acções. A reacção que estamos a receber da parte dos árbitros assistentes é muito positiva."
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário