A tecnologia da linha de gol (TLG) está em pleno funcionamento na Copa do Mundo de Clubes da Fifa Marrocos 2013, o que significa que replays animados da TLG estão sendo mostrados e podem ser vistos pelos torcedores pela primeira vez.
O sistema GoalControl-4D, a TLG oficial fornecida para o torneio, gera automaticamente os replays, que são reproduzidos não apenas para os telespectadores, mas também podem ser vistos pelos torcedores nos telões dos estádios.
Mas, diferentemente dos replays de televisão, os replays da TLG são animações. Os replays padrão da TV às vezes podem ser enganosos para determinar se a bola cruzou ou não a linha dependendo do ângulo das câmeras colocadas dentro do estádio. Além disso, a visão da bola pode ser encoberta, de modo que o replay da televisão não capte com exatidão se a bola cruzou ou não a linha.
Com a tecnologia específica para avaliar os casos duvidosos na linha do gol, o árbitro recebe apoio de evidências precisas para o seu processo de tomada de decisão através dos replays animados da TLG.
  Sete câmeras estrategicamente instaladas em cada meta, confirmam com precisão exata se a bola ultrapassou ou não a linha do gol na sua plenitude.
Uma sessão de treinamento para árbitros foi realizada no último, 8 de dezembro, em Marrakesh. Antes do início de cada partida, os árbitros responsáveis pelo jogo realizarão os seus próprios testes, de acordo com os procedimentos operacionais implantados primeiramente na Copa do Mundo da FIFA Japão 2012 e aprovados pela International Football Association Board (IFAB).
Desde a introdução da GLT em julho de 2012, a África será o quarto continente a sediar um evento em que os árbitros receberão o auxílio da tecnologia para tomar as suas decisões.
O GoalControl-4D havia sido implementado com sucesso durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, quando o sistema preencheu todos os requisitos da FIFA e indicou corretamente todos os 68 gols do torneio. Outro fator importante foi o alto nível de satisfação dos árbitros da competição.
O sistema GoalControl-4D é equipado com 14 câmeras de alta velocidade, que são instaladas no teto e localizadas em torno do gramado, com sete câmeras direcionadas para a linha de cada gol. Se a bola cruza a linha do gol, a unidade de processamento central envia automaticamente um sinal por rádio criptografado para o relógio do juiz, em menos de um segundo, indicando o gol por vibração e sinal visual.
A GoalControl GmbH também será a fornecedora oficial de GLT para a Copa do Mundo Brasil 2014.
Fonte: Fifa.com