sexta-feira, 28 de março de 2014

Fifa endurece o vestibular do apito

               Da esquerda para à direita, Marcelo Van Gasse, Sandro Ricci (com a bola) e Emerson Carvalho

Assim que anunciou os nomes dos árbitros e assistentes selecionados para a Copa do Mundo no Brasil, a Fifa estabeleceu que a entidade faria três seminários à arbitragem, objetivando o aprimoramento dos homens de preto, que irão atuar na maior competição futebolística do planeta. Também foi divulgado, que os seminários seriam presididos pelo vice-presidente da Fifa e presidente do Comitê de Arbitragem, Jim Boyce.
O primeiro evento, teve início na segunda-feira (24) e termina amanhã, sábado, em Zurique, na Suíça. Esse seminário está sendo destinado aos árbitros e assistentes da Uefa (Europa), AFC (Ásia) e OFC (Oceânia).  Além do "fair-play", Massimo Busacca, o chefe dos apitos da entidade internacional, está abordando a parte técnica e tática do jogo e os conhecimentos que a confraria do apito mundial devem ter da cultura das 32 seleções, que disputarão a Copa do Mundo.
Além do exposto, a Fifa  aplicou aos 17 árbitros e 31 assistentes diversos exames médicos, físicos, psicológicos e técnicos para obter um panorama das suas atuais condições. Também, elaborou e apresentou aos árbitros um manual das regras para o Mundial.
Foi ministrada ainda, uma nova abordagem ao aspecto técnico: a análise de situações de jogo em vídeo foi usada com o objetivo de oferecer uniformidade e coerência de mudar a mentalidade em relação às táticas. Os árbitros tiveram a oportunidade de se expressar e compartilhar suas opiniões a respeito da leitura do jogo, além de poder entender diferentes pontos de vista.
Os apitos e bandeirinhas também fizeram atividades práticas em uma série de situações reais de jogo, usando jogadores das equipes sub-21 e sub-18 do FC Zurique, com a intenção de chegar a uma uniformidade em seu processo de tomada de decisões e seu posicionamento.
"Tivemos um grupo de árbitros e assistentes realmente motivados aqui na sede da Fifa nesta semana. Estou muito feliz com a dedicação e o trabalho deles", disse o diretor técnico da Fifa, Massimo Busacca.
O segundo seminário, acontece de 07 a 11 de abril próximo, também em Zurique, e aí teremos os árbitros e assistentes da Conmebol (América do Sul), CAF (África) e Concaf (América do Norte, América Central e Caribe).  Na segunda fase, a trempe brasileira composta por Sandro Meira Ricci (árbitro) e os assistentes Emerson Augusto Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP), participarão do evento. A Fifa já enviou as passagens ao triunvirato do Brasil, que viaja no próximo dia 4 de abril. A última etapa da preparação do time do apito para a Copa, acontece em território brasileiro, no Rio de Janeiro, entre os dias 1º a 10 de junho.
Mas nem tudo são flores nesta reta final aos árbitros e assistentes que almejam vivenciar o Mundial. A Fifa anunciou que qualquer problema que ocorra com os selecionados durante os seminários, haverá uma avaliação minuciosa dos fatos. Porém, no temível teste físico (padrão Fifa), não haverá condescendência com ninguém, ou seja, ele é eliminatório, disse Busacca.
                                   
O árbitro Felix Brych (Fifa/Alemanha), analisa o seu desempenho após a realização do teste físico da Fifa.
PS: No seminário de aprimoramento da arbitragem para o Mundial que acontece na sede da Fifa, em Zurique, após o teste físico, é disponibilizado um computador para que cada árbitro e assistente individualmente, analise o seu desempenho e faça as correções necessárias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário