terça-feira, 15 de abril de 2014

Notícias do apito

Campos do Jordão: Apito
A cidade de Campos do Jordão (SP), foi a escolhida para sediar o seminário de instrutores de árbitros de futebol, que terá o comando da Fifa e irá acontecer no período de 23 a 29 de abril próximo. O evento, além da Fifa terá a participação da CBF, via a Escola Nacional de Arbitragem (Enaf) e da Conmebol.


Curso específico
No aludido seminário, teremos o Curso Fifa para Instrutores Técnicos/Assessores e Físicos. Também acontecerá o encontro histórico dos psicólogos de arbitragem brasileira e de todas as 27 federações de futebol do futebol brasileiro.


Só gente "VIP"
Designados pela entidade internacional virão, o Dr. Carlos Alarcón  (Paraguai), presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol e membro do Comitê de Árbitros da Fifa. Carolina McLeo, Oficial de Desenvolvimento do Projeto de Assistência e Arbitragem da Fifa, o ex-árbitro Fifa/Colômbia e atual instrutor de arbitragem, Oscar Ruiz, que participou de três Mundiais, Cristian Rosen (Argentina), preparador físico da Fifa, Silvia Regina de Oliveira (instrutora/Fifa/Brasil), além do ex-árbitro, Wilson Seneme, nomeado recentemente como representante da arbitragem brasileira na Conmebol.

Melhores da "área"
No que diz respeito a CA/CBF, a entidade será representada pelo presidente da comissão, Antonio Pereira Silva e pelos membros, Nilson Monção e Alicio Pena e pela Escola Nacional de Arbitragem, os instrutores,  Manoel Serapião e Ednilson Corona.

Estudos didáticos e científicos
Os instrutores serão submetidos a cursos físicos, que vai ocorrer  de 23 a 27 de abril, e, o dos instrutores técnicos e de assessores de 23 a 29, além de orientação psicológica para entender a dinâmica dos árbitros no momento de confeccionar o relatório de avaliação. Os participantes receberão material didático atualizado, o que será de grande valia para ser aplicado pelos delegados especiais, assessores e observadores de arbitragem nas federações estaduais. 

Prestigiamento por talentos
Com o apoio e infraestrutura da CBF (leia-se),  presidente José Maria Marin, do presidente da Federação Paulista de Futebol e candidato único a presidência da CBF, Marco Polo Del Nero e da Associação Nacional de Árbitros de Futebol, o seminário em tela será coordenado pelo professor Sérgio Corrêa da Silva, presidente da Escola Nacional de Arbitragem/CBF, a maior autoridade no tema, Regras de Futebol na atualidade do futebol brasileiro.
  

Escola modelo
A Federação Pernambucana de Futebol, subsidiada por Sérgio Corrêa, criou a Escola de Formação de Árbitros, no último dia 4 de abril e pelo conteúdo do ato na sua criação, deverá ser uma escola modelo para as demais escolas de formação de árbitros em todo o território nacional.
BBC entrevistou Márcio Chagas
O crime de racismo que vitimou o árbitro Márcio Chagas da Silva (Asp/Fifa/RS), o primeiro à esquerda, será conhecido pelo mundo inteiro. O árbitro, alvo de racismo em uma partida do Campeonato Gaúcho recentemente, concedeu entrevista para rede de TV britânica BBC, e contou sobre o ocorrido com ele em uma partida em Bento Gonçalves, e falou sobre o problema no Brasil. A entrevista ocorreu por telefone na segunda-feira (14) e Chagas da Silva, que denunciou as injurias raciais, é um dos protagonistas do documentário. Eles me ligaram, e eu falei sobre o que aconteceu comigo, disse também que isso é muito comum aqui no Brasil, mas que ninguém denuncia, ninguém fala nada — disse Márcio Chagas.
A reportagem, que faz um panorama do racismo no futebol mundial, e que tem como um dos focos o Brasil, deve ir ao ar até o final do mês de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário