sábado, 26 de abril de 2014

Paciência é o segredo do sucesso


Faltando pouco mais de cinquenta dias para o início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, The Fifa Weekly, ou o semanário da Fifa como queiram, entrevistou o ex-árbitro e atual diretor da Comissão de Arbitragem da Uefa, Pierluigi Collina (foto), eleito seis vezes o melhor na modalidade.
Na entrevista,  ao ser questionado quais são os principais atributos do árbitro profissional que dirige um Mundial ou vai comandar partidas de grande porte, Collina respondeu que: O árbitro de excelência deve ver, rever e trever  vários jogos e, aprimorar a cada partida o seu posicionamento no campo de jogo. Estudar os atletas e suas nuances dentro na relva. Trabalhar o seu intelecto, para que no prélio que for comandar sua concentração atinja o máximo, o que lhe propiciará obter uma performance impecável na condução dos jogos.
Ser consistente, o que significa tomadas de decisões de acordo com o que aconteceu no lance e em consonância com as Regras de Futebol, ou seja, punindo sempre o infrator. Tomar decisões rápidas e corretas, o que requer segundo a Fifa, que esta decisão aconteça no prazo de mais ou menos cinco segundos após o acontecimento da infração. Compreender as diferentes culturas futebolísticas e mentalidades dos jogadores, e ter uma qualidade indispensável a um árbitro top de linha. PACIÊNCIA. Aliás, na entrevista Collina afirma que paciência é o segredo do sucesso de um grande árbitro.  
PS: Notícias veiculadas nos principais sites de arbitragem da Europa, sinalizam que Pedro Proença (Fifa/Portugal), será o árbitro da partida de volta entre Real Madri (Espanha) x Bayer de Munique (Alemanha), na próxima terça-feira em Munique, no Allianz Arena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário