segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mídia, atletas, técnicos e dirigentes estudam as Regras de Futebol

A Universidade do Futebol e a Federação Boliviana de Futebol, estão desenvolvendo um seminário de atualização das Regras do Jogo/ 2014, ao seu quadro de árbitros. Mas o detalhe que me chamou a atenção, foi o convite que a entidade do país andino fez aos jornalistas esportivos, técnicos, dirigentes dos clubes e, sobretudo, aos artistas do espetáculo de todas as competições, os atletas, para participarem do evento. O seminário em tela está sendo ministrado pelo professor Hebert Aguilera, instrutor da Fifa.
A ação da Federação Boliviana é digna relevo e a nosso ver deveria ser implementada no futebol pentacampeão do mundo pela CBF. Sobretudo pela importância do futebol brasileiro no contexto nacional e internacional. Como o Brasil possui dimensões continentais, seria de bom alvitre, gradativamente implementar seminários desta natureza nas cinco regiões brasileiras. Instruir a nossa crônica esportiva (incluso os narradores, repórteres, comentaristas e jornalistas que militam na área do futebol), os cartolas, os técnicos e, principalmente, os jogadores do futebol brasileiro, provocaria  uma transformação na mentalidade dos vários segmentos que compõe o esporte das multidões.     
A medida além de instruir significativamente a todos, sobre as leis que regem o futebol na relva, substanciaria os formadores de opinião, no caso, a mídia esportiva. Que com uma visão amplificada das tomadas de decisões equivocadas ou não da arbitragem nas partidas, teria totais condições de informar corretamente a massa torcedora.
E, por derradeiro, a nosso ver duas situações ocorreriam concomitantemente: a primeira, o futebol praticado nos gramados brasileiros sofreria uma mudança independentemente do talento nato de cada atleta. E a segunda, despertaria o quadro nacional de árbitros da CBF, que vive em estado de letargia profunda e nada faz para otimizar suas atuações nos torneios que participam.
Até porque, o desconhecimento das Regras de Futebol na atualidade dos treinadores, dos atletas, da imprensa e do torcedor se não é total, está muito próximo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário