quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ricci, Émerson e Van Gasse fazem o teste decisivo

A última etapa do trio de arbitragem brasileiro selecionado pela Fifa,  para solidificar a confirmação na Copa do Mundo do Brasil, começa amanhã dia (4), no último seminário da entidade antes do início do Mundial, em Zurique (Suíça). Sandro Meira Ricci (árbitro) e os assistentes Émerson Augusto Carvalho e Marcelo Van Gasse, rumam para lá, onde serão submetidos a uma série de testes, no período de 8 a 11 deste mês.

A exemplo do grupo de arbitragem da Uefa (Europa), AFC (Ásia) e OFC (Oceânia), também selecionados para a Copa na semana que passou, a entidade que controla o futebol no planeta vai submeter os apitos e bandeirinhas a diversos exames médicos, físicos, psicológicos e técnicos para obter um panorama das suas atuais condições físicas e mentais e conhecimento das Regras de Futebol.
De todos os testes, dois deles devem causar preocupação na comunidade do apito que estará no seminário. O conhecimento dos idiomas espanhol e, sobretudo, do inglês, a língua oficial da Fifa. Massimo Busacca, diretor técnico dos homens de preto da Fifa, especificou de maneira clarividente ao longo de todo o processo seletivo que iniciou em 2011, que no último teste, quem não ler, escrever e falar fluentemente os idiomas mencionados em específico o inglês e o teste físico, seria sumariamente desligado.
 
Também será ministrado à esse grupo, uma nova abordagem no aspecto técnico como: A análise de situações de jogo em vídeo com o objetivo de oferecer uniformidade e coerência de mudar a mentalidade nas tomadas de decisões em relação às táticas. Os árbitros e assistentes da Conmebol (América do Sul), CAF (África) e Concaf (América do Norte, América Central e Caribe) terão a oportunidade de se expressar e compartilhar suas opiniões a respeito da leitura do jogo, além de poder entender diferentes pontos de vista.
PS: Ressalto que Sandro Meira Ricci, era a terceira opção da CBF para o Mundial no Brasil.  Sua ascensão a condição de representante (árbitro) brasileiro para a Copa do Mundo, aconteceu  após os fiascos protagonizados no teste físico da Fifa, pela primeira opção que era o paulista, Wilson Luiz Seneme e o segundo, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden. Ambos, foram reprovados no teste físico, sendo que Seneme, que vinha participando desde o início do processo seletivo, reprovou em duas oportunidades no mesmo teste.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário