quinta-feira, 1 de maio de 2014

A evolução da indumentária dos homens do apito


A Fifa determina no manual das Regras de Futebol,  Regra 4 - Equipamento dos Jogadores, que as duas equipes devem usar uniformes que as diferenciem entre si e, por consequência, do árbitro e dos assistentes. Também aos goleiros, manda a entidade que controla o futebol no planeta, utilizar indumentária diferente dos demais atletas e, por extensão, dos componentes da arbitragem.  

Com a evolução do futebol e da indústria têxtil, a Fifa aderiu ao mundo fashion e de uns anos para cá, um dos principais personagens dos espetáculos futebolísticos, o árbitro, que nos primórdios do futebol usava apenas um lenço branco para detectar as infrações nas partidas de futebol,   gradativamente a cada competição da entidade, aparece com  uniformes confeccionados com alta tecnologia e camisa de cores diferenciadas.


Os primeiros uniformes eram de confecção rudimentar e de cor preta. Com o passar dos anos, foi mantida a cor preta até hoje na bermuda, mas as camisas sofreram alterações na cor. Além da preta, surgiu a amarela, a azul, a vermelha, a verde e mais recentemente a camisa cinza.

Embora a Fifa já tenha decidido as cores dos uniformes que serão utilizados nos jogos pelas 32 seleções na Copa do Mundo no Brasil, acredita-se que não será surpresa se a patrocinadora de artigos esportivos com a qual a instituição mantém contrato desde 1970, inovar e apresentar uma nova camisa aos homens do apito. Confira acima alguns modelos de uniformes utilizados pelos árbitros ao longo dos anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário