sábado, 24 de maio de 2014

Kuipers arrepiado por arbitrar a final

"É um momento que nunca vou esquecer", afirmou ao Uefa.com o árbitro da final, Björn Kuipers, ao mesmo tempo que explicou os preparativos da sua equipa para o jogo. Por Alfredo Rodríguez e Paul Saffer/de Lisboa

 
Real Madrid CF x Club Atlético de Madrid têm-se estudado mutuamente de forma exaustiva, mas a equipe de arbitragem que vai dirigir a final, liderada por Björn Kuipers (foto), também fez uma preparação minuciosa para a Uefa Champions League.

O holandês, que repete a proeza dos compatriotas Leo Horn, Charles Corver e Dick Jol ao dirigir uma final da Taça dos Campeões Europeus, vai ter a honra de apitar o encontro entre os rivais de Madrid no sábado, em Lisboa. Kuipers diz que conhece bem ambas as equipes e vai contar com a colaboração dos árbitros-assistentes Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, dos árbitros-assistentes adicionais Pol van Boekel e Richard Liesveld, do árbitro-assistente reserva Angelo Boonman e do quarto árbitro turco Cüneyt Cakir.
          Björn Kuipers e a esquadra de árbitros que irão laborar na final da Champions League/Foto/Uefa.com
"Preparamo-nos bastante", explicou Kuipers ao Uefa.com. "Vi os jogos que disputaram na Uefa Champions League e, especialmente, os embates entre Atlético de Madri x  Real Madri - observei os jogos a partir Taça da Espanha e da  Liga Espanhola. Preparámo-nos muito bem. Temos um especialista em vídeo que nos auxilia de forma a termos acesso aos jogos e às imagens certas, dos jogadores mais importantes e a forma como jogam. Preparámo-nos de A e Z."
Tal como acontece com os atletas, subir ao gramado do Estádio do Sport Lisboa e Benfica é o ponto alto na carreira de qualquer árbitro e da sua equipe. "É uma honra estar aqui, ser nomeado para esta final da Uefa Champions League", explicou Kuipers. "Estou muito orgulhoso, muito feliz com esta final da Champions League. Estou muito orgulhoso da minha equipe, estamos ansiosos."
Escutar o hino da Uefa Champions League é "aquilo que na Holanda chamamos um momento 'Kippenvelp', que literalmente significa 'pele de galinha’", acrescentou Kuipers. "É um momento que jamais vou esquecer, por isso tenho de desfrutar."
Esta não é primeira grande final de Kuipers. Na temporada passada apitou o triunfo do Chelsea FC sobre o SL Benfica na final da Uefa Europa League, n Arena de Amsterdam, e no ano de estreia como árbitro internacional dirigiu a final do Campeonato da Europa de Sub-17 entre a Rússia x República Checa, em Luxemburgo. "Cada passo que damos é uma novidade. Subi a internacional em 2006 e começei logo com um Europeu, numa fase final e dirigi o jogo do título foi um grande salto, que só termina agora, com a final da Uefa Champions League. É uma grande experiência."
A aventura na arbitragem começou muito antes e Kuipers está grato a muitas pessoas que o ajudaram. "É muita gente, não é uma pessoa, mas são muitas", destacou. "Comecei na arbitragem quando tinha 16 anos e agora tenho 41, por isso já foi há muito tempo."
"Por isso não vou dedicar esta final a uma pessoa, mas a todas as que me apoiaram. A minha família, aos meus amigos, mas também as pessoas que trabalharam comigo na arbitragem. É um grande momento para todos os que nos ajudaram."
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário