sábado, 28 de junho de 2014

Raio-X da arbitragem

     Segundo Blatter, o Spray é uma ótima ferramenta para o árbitro posicionar a barreira

Arbitragem perfeita
Foi excelente a performance do árbitro, Howard Webb (Fifa/Inglaterra) e de seus assistentes Mike Mullarkey e Dareen Cann, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Mundo, envolvendo Brasil 0 x 0 Chile. Durante o tempo normal, na prorrogação e na cobrança de tiros livres desde o ponto penal, Webb e seus auxiliares, desenvolveram assim que a bola rolou, um estilo de arbitragem profissional como quer a Fifa, isenta, sem “jeitinhos” e sem a “malandragem”, que impera em várias situações no futebol brasileiro.

Perfulgente Ricci(1)
Após o belíssimo trabalho desenvolvido nos dois jogos iniciais deste Mundial, o trio de arbitragem brasileiro composto pelo árbitro Sandro Meira Ricci (foto) e os árbitros assistentes Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse, foram escalados para o prélio da próxima segunda-feira, entre Alemanha x Argélia, no Beira-Rio.
Perfulgente Ricci (2)
Lembro que o indigitado árbitro e seus auxiliares só conseguiram atingir o estrelato perante o Comitê de Arbitragem da Fifa, porque quando escalados nas Eliminatórias da América do Sul, e, no Mundial de Clubes realizado no Marrocos, adotaram um estilo de dirigir os prélios de futebol, totalmente oposto ao que se pratica nas competições efetivadas no Brasil.

Spray e (TGL) aprovados
Pela primeira vez a Fifa está usando em uma Copa do Mundo, o Spray de sinalização de barreiras e a tecnologia na linha do gol (TGL). De acordo com o presidente da entidade Joseph Blatter, ambas as inovações tiveram ótima aceitação dos atletas e, sobretudo, dos homens de preto. Para Blatter, as duas ferramentas são indispensáveis no auxílio ao árbitro no campo de jogo.

Fórmula do Spray
O Spray que está sendo usado pela arbitragem neste Mundial, consiste em 20% de gás butano, 1% de tensioativos e aproximadamente 2% de outras substâncias. O resto é água. Quando a substância é aplicada no gramado, o butano se expande e libera uma espuma. Assim que as bolhas da espuma explodem, evapora a marcação. O tempo em que a linha fica visível vai de 30 segundos a 2 dois minutos. Após este prazo, não fica nenhum resquício no gramado que seja danoso, pois a espuma é biodegradável. Cada lata de Spray contém 147 mililitros.

A tecnologia da linha do gol é fantástica
Após o choque entre Brasil x Chile, no Mineirão, o mandatário da Fifa, questionado sobre a provável implementação de novas tecnologias no auxílio ao trio de arbitragem nas futuras competições da entidade internacional, respondeu: “Ainda estamos discutindo, mas a Copa está mostrando que não podemos nos fechar para as tecnologias. Se no futuro for possível, de modo análogo à tecnologia da linha do gol – disponibilizar meios técnicos em tempo real para ajudar a decidir situações determinantes, precisamos estar abertos a isso. Porque a transparência e a credibilidade estão acima de tudo no futebol".

Um comentário:

  1. http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/06/acrescimos-mundial-vira-modelo-contra-padronizacao-do-brasileiro.html

    ResponderExcluir