sexta-feira, 11 de julho de 2014

Antecedentes de quem vai apitar a Copa é de ouro

A designação de Nicola Rizzolli (foto/Fifa/Itália),com a bola a seus pés, para a dirigir a final da Copa do Mundo de 2014, no próximo domingo, às 17h no Maracanã, quebra a tradição de neutralidade da Fifa, na escalação da arbitragem na final dos seus torneios.
Digo isto porque quem acompanha futebol e se ater as últimas decisões dos Mundiais, vai observar que o Comitê de Árbitros da entidade internacional a não ser quando envolve países do mesmo Continente, sempre primou pela indicação de árbitros de nações diferentes.

                            Fifa.com
Pesquisando, constatei que Pierluigi Collina (Fifa/Itália), na Copa do Japão/Coréia do Sul em 2002, foi uma das exceções, quando dirigiu com brilhantismo Brasil 2 x 0 Alemanha.
Feito o preâmbulo acima, nesta sexta-feira, Massimo Busacca, o Chefe do Departamento de Árbitros da instituição internacional, anunciou que Nicolla Rizzolli (Fifa/Itália), é o árbitro indicado pelo Comitê de Arbitragem que irá comandar o prélio final da Copa do Mundo, entre Alemanha x Argentina.
Rizzoli é cria do maior árbitro de futebol de todos os tempos do futebol mundial, o ex-árbitro e atual diretor de arbitragem da Uefa, Pierluiggi Collina, que encerrou sua carreira em 2005.
Como Collina e Busacca são contemporâneos e amigos de longa data, é óbvio que a opinião e o Know How do ex-árbitro italiano, foi um fortíssimo componente no momento da escalação do jogo final da maior competição esportiva do planeta.
PS: Pierluiggi Collina, apitou a última partida de futebol profissional da sua carreira, em 18/6/2005, envolvendo as equipes do Parma x Bolonha pelo Campeonato Italiano. Neste mesmo ano, a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), o elegeu como o melhor árbitro de futebol do mundo e o alemão Markus Merk, como o segundo melhor na modalidade do apito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário