segunda-feira, 14 de julho de 2014

O homem nunca é perfeito, muito menos serão os árbitros de futebol

                                                       Fifa.com

A Fifa após a Copa do Mundo na África do Sul, anunciou e desenvolveu um processo de preparação dos homens de preto que vieram ao Mundial no nosso País, utilizando das mais sofisticadas ferramentas tecnológicas e humanas disponíveis no planeta na atualidade, com vistas a minimizar ao máximo os erros da arbitragem nas tomadas de decisões nas sessenta e quatro partidas disputadas.

No entanto, ultimado o maior evento esportivo do futebol mundial, o principal legado que a confraria do apito internacional que laborou na Copa do Mundo no Brasil deixou, é de que os erros de arbitragem são decorrentes das limitações físicas naturais de percepção visual e tornam-se inevitáveis porque provêm de humanos.

Uma contribuição que julgo importante, que a categoria de apitadores exibiu em todas os jogos, foi no quesito dos acréscimos. Apenas um prélio, Alemanha 7 x 1 Brasil, o árbitro não acresceu o tempo de bola parado. Nos demais, a média foi de quatro a seis minutos de recuperação de tempo perdido. Em assim agindo, a arbitragem da Copa propiciou que tivéssemos 58 minutos de bola em jogo, tempo superior ao da Copa na África do Sul, que foi de quatro minutos a menos.

Até porque entendo que o árbitro que não adicionar (quando for o caso), os minutos em que a partida é paralisada torna-se conivente com o furto que é efetivado ao público presente e aquele que pagou via Pay-per-view.

Nicola Rizzoli (foto/Fifa/Itália), o árbitro da final da Copa entre Argentina 0 x 1 Alemanha, comandou com brilhantismo e eficiência a grande decisão. No tempo normal e na prorrogação, foram 237 tomadas de decisões com pequenos equívocos técnicos, táticos e psicológicos. 

PS: A trempe de arbitragem brasileira que atuou na Copa do Mundo no Brasil, formada pelo árbitro Sandro Meira Ricci e os assistentes Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse, em que pese os cartolas das federações estaduais que estão eternizados no poder, do amadorismo empregado no setor das arbitragens e da falta de investimento financeiro e material, do anacronismo e do continuísmo vergonhoso que impera nas comissões de árbitros dessas entidades, nas escolas de formação dos homens do apito, nas “associações e sindicatos dos apitadores do futebol brasileiro”, é digna de elogios pelo ótimo desempenho nos três jogos que atuou. INFO estatísticas Copa 2014 (Foto: infoesporte) Fonte das estatísticas da Copa:http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário