segunda-feira, 21 de julho de 2014

Árbitros do Europeu Sub-19 traçam objetivos

"Arbitrar é absolutamente fantástico", disse o norueguês Tore Hansen, um dos 17 árbitros que aperfeiçoam as suas qualidades na fase final do EURO Sub-19, na Hungria.
por Ben Gladwell de Budapeste
Árbitros no EURO Sub-19 traçam objectivos
Os árbitros Enea Jorgji (Albânia) e Tore Hansen (Noruega) na Hungria ©UEFA.com
 
O Campeonato da Europa Sub-19 é uma oportunidade para alguns dos melhores jogadores europeus em ascensão mostrarem as suas qualidades – mas não apenas eles. "É uma grande oportunidade para mostrar as minhas qualidades como árbitro", disse o norueguês Tore Hansen, um dos 17 juízes escolhidos para a fase final.
Já estabelecidos a nível interno, e após terem ganho experiência valiosa em jogos da Uefa, os árbitros dão mais um passo nesta fase final. "Aqui tudo é planeado de forma perfeita", acrescentou Enea Jorgji, da Albânia. "Treinamos de manhã, depois temos reuniões e recebemos observações por parte dos observadores. A Uefa ajuda-nos bastante."
Para além do acompanhamento da entidade europeia, os árbitros também interagem entre si. "É como uma família para nós", disse Hansen. "Adoramos ter todo o apoio possível, e não há nada melhor do que ele vir de companheiros de profissão, com quem também aprendemos.
Em último caso, seguir as pisadas do árbitro italiano Nicola Rizzoli, que recentemente dirigiu a final do Campeonato do Mundo, é uma ambição comum. Rizzoli chegou a declarar que não há nada melhor do que arbitrar, e os árbitros presentes na fase final dos Sub-19 concordam.
"Arbitrar é absolutamente fantástico", disse Hansen. "Desenvolve-nos como pessoas e é difícil imaginar algo mais desafiante do que ser árbitro. Existe uma pressão muito grande, mas nós lidamos bem com ela e gostamos."
Jorgji escolheu ser árbitro em vez de jogar e não se arrepende. "Pratiquei futebol quando era jovem, mas por causa dos estudos não consegui vingar, então isto foi uma forma de continuar ligado à modalidade. No início, era uma espécie de divertimento, mas com o passar do tempo descobri que gostava cada vez mais de apitar futebol. De fato não esperava estar onde estou agora."
Depois de terem chegado aqui, os árbitros estão ansiosos por verem onde a arbitragem os vai levar de seguida. Hansen acrescentou: "Tem sido uma aventura para mim e aguardo com expectativa pelo próximo passo."
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário