segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Um tema que nunca será absoluto nos acertos

Na última etapa que versa sobre as reprovações vergonhosas dos árbitros e assistentes brasileiros, pertencentes ao quadro da Fifa e da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf), desde 2010, nos testes físicos, quero abordar a cooptação das associações de árbitros.
Essas entidades com raríssimas exceções, ao invés de exercerem a sua missão precípua de defender a categoria dos homens de preto e elaborar projetos visando o crescimento qualitativo da arbitragem, foram anexadas pelas federações estaduais e, por consequência, pelo comando das comissões de arbitragem das federações, em troca de prebendas e sinecuras. Na verdade foram transformadas numa extensão das federações e das comissões. A partir do momento em que foram cooptadas, caíram na vala comum e estão conduzindo a passos gigantescos o árbitro do futebol pentacampeão do mundo à deriva.
Nos vários contatos que fiz do Oiapoque ao Chuí, constatei que em alguns Estados há duas e até três entidades de classe que brigam tal qual hiena por carne podre para representar o quadro de arbitragem local. Diante da luta fratricida que travam entre si, ninguém ganha, pelo contrário, todos perdem.
Com a aprovação do Decreto Lei nº 12.867, de outubro/2013, que reconheceu a atividade do árbitro de futebol no Brasil como profissional, as associações de árbitros perderam a razão de existir. A determinação do ministério do Trabalho e Emprego aos Tribunais Regionais do Trabalho, é no sentido de sequer receber as associações, já que, em Brasília elas não tem assento. A não ser que a associação esteja com a documentação em trâmite para transformá-la em sindicato.  
Mas o pior é que são as associações em conjunto com as comissões de arbitragem que formam os apitos e bandeirinhas, escalam e indicam os árbitros e assistentes para o teste teórico e físico para a (Renaf). Na maioria das indicações são juízes e bandeiras malformados, que a partir do momento que são designados nas competições da (CBF), expõe a mediocridade, os vícios dos campeonatos regionais, a inaptidão para o teste físico e, por conseguinte, a indigência qualitativa nas tomadas de decisões no campo de jogo.
Diante do exposto, se há um mínimo de vontade do futuro presidente da (CBF) Dr. Marco Polo Del Nero, em mudar alguma coisa na arbitragem brasileira, sugiro que sejam convidados para um colóquio verbal na sede da entidade que comanda o futebol brasileiro, o quinteto composto por Marco Antonio Martins, Salmo Valentin, Roberto Braatz, Ciro Camargo e Arthur Alves Júnior, ex-árbitros e membros da direção da (Anaf) Associação Nacional de Árbitros de Futebol.

PS (1): Na Inglaterra a arbitragem alcançou o grau de credibilidade de excelência e é considerada modelo em toda a Europa, porque foi entregue a Professional Game Match Officials, que é comandada pelo ex-árbitro Mike Riley e outros apitos de expressão internacional como Howard Webb. É esta empresa que forma, acompanha, orienta, requalifica, escala e estabelece o Ranking dos árbitros que atuam nas quatro divisões da Premier League.
PS (2): Apesar do conteúdo que é aludido neste comentário, a verdade aceitável é que a arbitragem nunca será absoluta pelo que se significa o futebol na sua amplitude. Entendemos que somente dando-se ao tema do apito um teor didático universitário é que se poderá atenuar o problema, sem que isso jamais venha de produzir “deuses do apito”. Concluindo: o homem erra porque é humano. E é impossível colocar um robô em campo para dirigir uma partida de futebol tão repleta de inovações em seu decurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário