sábado, 25 de outubro de 2014

Heber apita na Colômbia

                                  Foto: Conmebol
Apesar do momento "delicado" que vive a arbitragem brasileira, sobretudo, no que diz respeito a ausência de credibilidade nas tomadas de decisões dos homens de preto no atual Campeonato Brasileiro, a Conmebol designou Heber Roberto Lopes (foto/Fifa/SC), para  atuar nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana de Futebol. Lopes apita na próxima quarta-feira (29), em Medelin (Colômbia), a partida de ida entre Atlético Nacional (Colômbia) x U. C. Vallejo (Peru). 

A ausência de credibilidade acima mencionada vem sendo observada desde a primeira rodada do Brasileirão/2014, em função da disparidade de critérios dos apitos brasileiros na interpretação e aplicação das Regras de Futebol. Disparidade que tem proporcionado inúmeros erros crassos dos árbitros e assistentes e, por consequência, enormes prejuízos às equipes que disputam as competições promovidas pela CBF. 

A crise que assola a confraria da arbitragem do futebol pentacampeão do planeta é grave, em que pese os "esforços" da Comissão de Árbitros da CBF em não admiti-la em hipótese alguma. Mas a situação atingiu níveis de dramaticidade, após o curso ministrado pelo instrutor Fifa/Conmebol Jorge Larrionda, no último mês de agosto.

E tanto é verdade que a crise atingiu níveis críticos, que Larrionda teve que retornar ao Brasil há poucos dias para explicar aos árbitros da Relação Nacional de Árbitros/CBF, assessores e delegados de arbitragem, as "novas"  diretrizes que envolvem o lance de bola na mão ou mão na bola.  

PS: O retorno do instrutor Jorge Larrionda para explicar o aludido lance, ao invés de equacionar os problemas, em alguns casos confundiu ainda mais a cabeça dos juízes brasileiros. Explico: Os equívocos da arbitragem se foi bola na mão ou mão na bola continuam acontecendo.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário