segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Notícias do apito

    Michael Praag proferiu palestra aos árbitros holandeses sobre a utilização do árbitro de vídeo - Foto: http://www.dvhn.nl 
CA/CBF definiu arbitragem (1)
Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP), promovido recentemente ao quadro internacional de arbitragem, foi o vencedor do sorteio realizado  nesta tarde na sede da CBF e irá comandar a final da Copa do Brasil entre Cruzeiro/MG x Atlético/MG. Seus assistentes serão os também paulistas Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse.

CA/CBF definiu a arbitragem (2)
Flavio de Oliveira venceu no sorteio transmitido ao vivo pela CA/CBF, que tinha ainda na cumbuca os nomes de Anderson Daronco, (Fifa/RS), Leandro Vuaden (Fifa/RS), Raphael Clauss (Fifa/SP) e Wiltom Sampaio (Fifa/GO).

Apitam os melhores 
O apito vencedor para dirigir a decisão do Mineirão na quarta-feira, da lista de nomes acima nominada não foi na nossa opinião a melhor opção. Os nomes de melhor envergadura que preenchem neste momento os pilares exigidos pela CA/CBF são, Anderson Daronco e Wilton Sampaio. Mas, como há uma Lei que determina que a arbitragem deve ser definida por sorteio, cumpra-se a Lei. 
    
Apitam os melhores (2)
Observe o leitor a importância de se ter um árbitro no quadro da Fifa. Nas partidas decisivas das suas competições e nos denominados grandes jogos, a CBF designa para compor o sorteio os melhores apitos e bandeiras e eles são da Fifa. 

E quem não tem árbitro Fifa?
Está em descompasso com a realidade e, por consequência, seus árbitros que compõe a Relação Nacional de Árbitros de Futebol estão predestinados a serem escalados na linha do meio de campo como árbitro reserva, ou então a apitarem competições de menor porte da CBF. É o caso dos árbitros da Federação Paranaense de Futebol, que há dois anos estão "esquecidos" pela Comissão de Arbitragem da CBF.  
Pioneira no árbitro de vídeo
Há dois anos em caráter experimental a (KNVB) - sigla que define A Associação de Futebol dos Países baixos, e, por extensão, engloba a Federação Holandesa de Futebol, vem testando o árbitro de vídeo. Um carro equipado com tecnologia de ponta e com um árbitro no seu interior, acompanha os jogos nas imediações do estádio.

Pioneira no árbitro de vídeo (2)
Esse árbitro que fica no veículo recebe imagens da partida que está sendo analisada em tempo real. Assim que detecta qualquer lance que fuja do campo visual da arbitragem (se aconteceu uma jogada para cartão amarelo ou vermelho, se foi falta dentro ou fora da área penal) - incontinenti, o árbitro de vídeo comunica via rádio os assistentes, que a seguir levam ao conhecimento do árbitro central o ocorrido.

Pioneira no árbitro de vídeo(3)
O árbitro da partida ao receber a informação em frações de segundo, dentro das suas prerrogativas preceituadas na Regra V, decide se deve ou não levar em consideração a informação que recebeu. Traduzindo: O árbitro de vídeo é um objeto de informação, porém, a decisão final sobre o comunicado que lhe foi passado é do árbitro e ponto final.

Pioneira no árbitro de vídeo (4)
O árbitro de vídeo de acordo com o presidente da (KNVB) Michael Van Praag, será submetido a novos testes como o ocorrido recentemente entre Holanda x Letônia, e, são enormes as possibilidades da sua implantação na próxima temporada do Campeonato Holandês de Futebol.     

 


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário