terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Busacca já tem a base para 2018

O Comitê de arbitragem da Fifa concluiu no final de semana que passou, o último seminário deste ano, para árbitros e assistentes com potencial com vistas à Copa do Mundo de 2018 na Rússia. O primeiro foi realizado em agosto, em  Santiago no (Chile), o segundo em setembro, em Doha no (Qatar), e o derradeiro em novembro, em Zurique na (Suíça).

Embora faltem três anos até o início do Mundial de 2018, a Fifa ao organizar essa série de seminários para juízes e bandeiras, objetiva uma reformulação no seu quadro de árbitros. "Os que atingirem os objetivos da entidade internacional, irão assumir o comando das futuras competições da Fifa", disse o diretor dos homens de preto, Massimo Busacca (foto).
Busacca da esquerda para à direita o último em pé, está comandando pessoalmente a seleção de apitos para a Copa de 2018
O evento realizado em Zurique sede da Fifa, reuniu apitos e assistentes das três Confederações que ainda não tinham participado de nenhum seminário visando a próxima Copa do Mundo.

Foram convocados 23 árbitros da Uefa, três da Ásia e dois da África. O objetivo dos seminários é melhorar a preparação e a formação dos árbitros, enquanto agilizamos o processo de seleção para os próximos torneios da Fifa, afirmou Joseph Blatter.

Aliás, o presidente da Fifa fez questão de participar da abertura do seminário, congratulou-se com os árbitros presentes em Zurique, e elogiou aqueles que laboraram  na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Blatter na sua fala, expôs total apoio à arbitragem, e reconheceu o papel que ela desempenha na manutenção das Regras do Jogo, protegendo sua integridade e garantindo a segurança dos atletas.

Os árbitros das confederações acima mencionadas, participaram de sessões teóricas em sala de aula e tiveram a oportunidade de colocar o que foi discutido em prática no campo de jogo. A teoria focada em uma ampla variedade de tópicos, tais como a leitura do jogo que se está dirigindo, posicionamento que julgasse impedimento e trabalho em equipe.

Além disso, o Diretor de  Arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, ressaltou a importância de se tomar decisões certas para proteger a segurança dos jogadores. Ainda elencou que o árbitro deve procurar a melhor posição ou ângulo de visão para interpretar os incidentes críticos que acontecem dentro da grande área, onde "morrem" a maioria dos árbitros.

Também foram exibidos e discutidos exaustivamente com todos os homens do apito e assistentes, vídeos de incidentes que ocorreram na Copa do Mundo do Brasil. Busacca disse que a consistência e uniformidade das tomadas de decisões, está calcada nos quatro pilares que a Fifa exige de um árbitro profissional que são: técnico, tático, físico e psicológico. 

Os selecionados participaram também de testes físicos que teve os sprints de 40 metros, um teste de alta intensidade com intervalo e o temível teste Yoyo dinâmico. 

Houve ainda sessões práticas baseadas-Pitch o que proporcionou aos árbitros a oportunidade de lidar com situações no campo de jogo com os atletas das equipes do Swiss Super League FC Zurique e Grasshoppers.

Os jogadores das esquadras nominadas, realizaram uma série de exercícios que foram projetados para simular situações de jogo que ocorrem de diferentes maneiras numa partida de futebol.

Ao final do aludido seminário, cada árbitro recebeu um Feedback, que teve como conteúdo, a leitura feita pela arbitragem do jogo que apitou, seus movimentos, posicionamentos, ângulo de visão e as tomadas de decisões decisões equivocadas e as corretas.

PS: A leitura objetiva que se faz dos três seminários realizados até a presente data, é de que o homem que manda na arbitragem da Fifa, está construindo o alicerce necessário para implementar nos próximos três anos sua filosofia com vistas a Copa de 2018 na Rússia. O que significa que o árbitro ou assistente que almeja ir ao próximo Mundial, terá que se preparar e muito bem, pois do contrário será alijado do principal torneio de futebol do planeta.

PS (2): No que diz respeito à arbitragem brasileira é de bom alvitre que nossos homens que utilizam o apito e manejam a bandeira, contratem um exímio professor de educação física e um médico versado na matéria, que estejam identificados com os programas médicos e com os testes da Fifa. Porque do contrário, acontecerá o "fiasco vergonhoso" que reprovou, Heber Roberto Lopes, Leandro Pedro Vuaden e Wilson Luiz Seneme, para a Copa do Mundo no Brasil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário