terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mundial de clubes: A ultima participação de Proença?

Ideia é mantida na véspera do Mundial de Clubes
Pedro Proença (foto) viaja nesta quarta-feira (3) para o Marrocos, onde representará Portugal e a Uefa no Mundial de Clubes, que se realiza entre os dias 10 e 20 próximo. O árbitro português, que será acompanhado por Tiago Trigo e Bertino Miranda, pensa mesmo terminar ali a sua carreira, caso chegue à final da competição, como tinha afirmado na entrevista a Record, publicada a 8 de novembro.

Tenho atrás de mim a responsabilidade de ter conseguido para o futebol e para a arbitragem nacional grandes feitos, mas já são mais de 20 anos de arbitragem, que é uma atividade que causa um desgaste muito grande, e quando chegamos a um determinado patamar queremos outros desafios. Portanto, será eventualmente essa a questão que me levará a abandonar a carreira de árbitro, bem como com aspectos motivacionais e que têm a ver com a minha carreira profissional, assim como com alguns problemas pessoais. 

A performance e o patamar que conseguimos alcançar nesta competição será fundamental para avaliar essa questão. Assim que chegar do Marrocos e após uma conversa com Fernando Gomes, uma pessoa fundamental, anunciarei qual será a minha decisão, explicou o melhor árbitro português da atualidade.

Numa conferência de imprensa ontem realizada na sede da (FPF) Federação Portuguesa de Futebol, Proença não quis abordar a reunião de ontem, durante a qual explicou o conteúdo da entrevista ao nosso jornal. O árbitro prefere pensar no futuro, revelando o seu orgulho por poder marcar presença numa prova como esta: “Esta é a primeira vez que uma equipe portuguesa marca presença na competição. Devemos estar todos orgulhosos por esta nomeação e por esta confiança que a Fifa depositou mais uma vez na nossa equipe".

O árbitro tem o objetivo bem definido de atingir a final, mesmo que a equipe europeia participante lá chegue, o Real Madrid, uma vez que os regulamentos o permitem. “Vamos partir com a ambição de desempenhar um papel positivo, ao nível da arbitragem nacional, e com a esperança de, eventualmente, fazermos aquilo que não conseguimos no Mundial, isto é, poder arbitrar a final e poder enaltecer a arbitragem portuguesa”.

Nesta hora, o lisboeta deixa agradecimentos à FPF: “Todas as condições que me foram dadas pela FPF. Nunca posso deixar de fazer este elogio à direção da FPF, porque não me recordo que tenha havido tanto apoio as equipes de arbitragem como aquele que tem existido,  pela direção e, nomeadamente, pelo presidente Fernando Gomes. A gestão desta competição foi feita também com o Conselho de Arbitragem. Só é possível termos uma equipe no Mundial de Clubes porque há toda uma equipe que nos tem suportado em todos os momentos para que nós possamos estar em condições. A equipe de arbitragem vai aparecer com grandes índices físicos, mentais e psicológicos".
Fonte: Record/Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário