quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Começa nesta sexta o 13º Seminário da Arbitragem Catarinense‏

Começa nesta sexta-feira (23), em São José, o 13º Seminário da Arbitragem Catarinense. O evento voltado à qualificação dos árbitros e assistentes que atuarão nas competições em 2015 terá a presença do chefe da arbitragem nacional,o instrutor Conmebol/Fifa, Sérgio Corrêa, e outros convidados, como o presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho.

Realizado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina - Sinafesc, com o apoio da Federação Catarinense de Futebol - FCF, Associação de Clubes, Associação Nacional dos Árbitros de Futebol - ANAF e Prefeitura de São José (FUNESJ), o Seminário termina no sábado, com diversas palestras sobre a aplicação e interpretação das regras oficiais do futebol, situações de jogo e aspectos éticos, psicológicos, físicos, que a função requer.

No seminário também serão homenageados dos árbitros catarinenses Paulo Henrique de Godoy Bezerra, Jefferson Schmidt, Edmundo Nascimento e o assistente Angelo Bechi, que estão encerrando a carreira na CBF. Apenas Bezerra deixará por completo a arbitragem pois os demais seguirão atuando na Federação Catarinense de Futebol. 

Durante o seminário, haverá a entrega dos diplomas aos novos árbitros catarinenses, formados pela Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas, uma parceria do Sinafesc com a FCF. O curso teve duração de quatro meses e as aulas aconteceram nos polos de Balneário Camboriu e Criciúma, com alunos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sinafesc, Marco Antônio Martins, lembrou que as parcerias com a Federação, Comissão de Arbitragem e demais entidades ligadas ao futebol catarinense são importantes para viabilizar as atividades preparatórias da temporada. “O nosso objetivo é fortalecer a unidade e trabalhar para que tenhamos em 2015 uma arbitragem valorizada e bem preparada”, frisou Martins.


   Heber Roberto Lopes (Fifa/SC) - com a bola ao centro será um dos preletores do seminário catarinense.

Ainda durante o seminário serão apresentados os uniformes da arbitragem de Santa Catarina, com um novo design e novos patrocinadores.

O 12º Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol realizado no ano passado foi considerado pelos participantes e pela organização como o melhor da história do sindicato, pelo elevado número de inscritos (cerca de 200 árbitros e assistentes) e pela qualidade das palestras.

As atividades da arbitragem catarinense começaram no último final de semana, com os testes físicos e teóricos na cidade de Itajai.  No sábado foram aplicadas as avaliações e testes para os árbitros assistentes e no domingo os testes para os árbitros, seguidos das avaliações teóricas. A expectativa da Comissão de Arbitragem da FCF é que este tenha sido um dos testes com menor índice de reprovação.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, os árbitros e assistentes que atuarão no Campeonato Catarinense 2015 foram convocados para novas atividades técnica e física, em Nova Veneza, no sul do estado. Trata-se da pré-temporada da arbitragem catarinense, que é realizada com o incentivo do presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, como forma de deixar a arbitragem em perfeitas condições para iniciar seus trabalhos no retorno do calendário de competições oficiais.

PROGRAMAÇÃO DO 13º SEMINÁRIO DA ARBITRAGEM CATARINENSE

Local: Hotel Kennedy Executive, Kobrasol - São José (SC)

SEXTA-FEIRA  23/01/2015

12h00min – Credenciamento dos árbitros no Hotel Kennedy Executive

15h00min – Palestra: Nilson Monção – Vice-presidente da CA/CBF (Fatores que contribuem para o erro fatal ou não)

16h00min – Palestra: Roberto Perassi – Instrutor FIFA (Tocar a bola com a mão)

17h00min – Palestra: Arthur Alves Junior – presidente do SAFESP (Profissionalização da Arbitragem)
         
18h00min – Parada para o Café 

18h30min  - Formatura Escola de Árbitros Gilberto Nahas

19h30min - Jantar livre

20h30min  – Abertura Oficial
- Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho – Pres. FCF
- Marco Antônio Martins - Pres. ANAF/SINAFESC
- Sergio Corrêa da Silva – Presidente da CA/CBF
(Autoridades Presentes)

21h00min – Palestra: Sergio Corrêa da Silva - Presidente da CA/CBF (Arbitragem Atual e Tendências para o Futuro)

SÁBADO – 24/01/2015

07h00min – Café da manhã

09h00min – Palestra: Dr. Mario Bertoncini - Tribunal de Justiça Desportiva 

10h00min - Palestra: Heber Roberto Lopes - FIFA (Planejamento da Arbitragem)

11h00min – Palestra: Roberto Perassi – Instrutor FIFA (Regra 11 e seus conceitos)

12h00min - Almoço livre

14h30min  -  Espaço Reservado a FCF
- Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho – Presidente da FCF
- Dr. Rodrigo Capela – Jurídico da FCF
- Comissão de Arbitragem da FCF (Luiz Carlos Espindola, Fernando Lopez, Vayran da Silva Rosa, Junior Moresco)

16h30min- Jolmerson de Carvalho – Instrutor Físico – Certificado FIFA (Preparação Física do Árbitro)

17h15min - Assembleia Geral SINAFESC 

18h00min - ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário