sábado, 24 de janeiro de 2015

Um seminário que conciliou as arbitragens


Invocando a presença de Deus, o criador dos céus, da terra e de tudo que nela há, o presidente do Sindicato dos árbitros de Futebol de Santa Catarina e da Associação Nacional de Árbitros de Futebol, Marco Antonio Martins (foto), fez a abertura do 13º Seminário da Arbitragem Catarinense, na sexta-feira que passou.
O evento em tela está sendo efetivado na cidade de São José (SC), Região Metropolitana de Florianópolis – e será ultimado na noite deste sábado (24). Após a solenidade de abertura, foram nominadas as autoridades que estavam presentes, dirigentes da Federação Catarinense de Futebol (FPF), dos cento e oitenta e três árbitros de Santa Catarina, apitos de várias federações, CA/CBF, instrutores da Conmebol, Fifa e da CBF.
Na sua fala, Marco Antonio Martins agradeceu a presença de todos e enfatizou a razão precípua do seminário, que visa requalificar e aproximar os critérios das tomadas de decisões da confraria do apito catarinense no Campeonato Estadual - que terá início no próximo sábado, e, por extensão, nas competições da CBF do ano em curso.
O primeiro preletor do seminário da sexta-feira, Nilson Monção, vice-presidente da CA/CBF, falou sobre as causas do erro humano na arbitragem que acontecem em muitas ocasiões, em função da falta de percepção, das limitações da visão, da imprudência, da ausência de comunicação entre os membros da arbitragem, da hierarquia entre o quarteto de de árbitros, da elaboração incorreta do plano de trabalho em equipe no vestiário, e, porque o árbitro e os assistentes não lêem com a devida atenção as Regras de Futebol diariamente.
Monção finalizou sua palestra exibindo dois vídeos para reflexão dos presentes: O primeiro foi sobre acidentes aéreos e o segundo sobre equívocos de arbitragem.
Traduzindo: O erro é inerente a natureza humana, porém, o quarteto de arbitragem que observou atentamente as situações exibidas, ler e aplicar adequadamente o que está prescrito no manual das Regras de Futebol e Sinais de Trânsito do Árbitro de Futebol, irá reduzir substancialmente os erros no campo de jogo.
PS: Estou participando do seminário a convite da (FCF) e do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina. As demais palestras e acontecimentos relataremos na próxima segunda-feira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário