domingo, 25 de janeiro de 2015

Um seminário que conciliou as arbitragens (2)



Sérgio Corrêa diretor da CA/CBF

O segundo palestrante do Seminário Catarinense de Arbitragem foi o instrutor/Fifa, Roberto Perassi. O instrutor Perassi falou sobre a (Regra XII) – Tocar a bola com a mão, que implica na ação deliberada de um atleta fazer contato na bola com as mãos ou braços.

A regra não mudou, acrescentou o indigitado instrutor, mas, devido a uma série de interpretações equivocadas da arbitragem em diferentes partes do planeta, a Fifa após uma série de estudos decidiu: Mão deliberada é o mesmo que a intenção do jogador de tocar a bola com a mão.

Já a ação deliberada consiste quando o jogador não se importa de assumir o risco de ser tocado pela bola, o único objetivo é cortá-la (bloqueá-la).
Equacionado os dois tópicos acima, Perassi falou sobre as distintas formas de utilização dos braços pelos jogadores. Posição natural/antinatural, o que explica a mão deliberada e ação deliberada.

A seguir foi elencado quando o árbitro deve punir ou não este tipo de infração. Quanto mais os braços estiverem abertos, maior o risco de sanção. Deve-se dar prioridade a ação de bloquear e posteriormente a distância e velocidade da bola. 

Sérgio Corrêa da Silva (foto), diretor da CA/CBF, instrutor Conmebol/Fifa, fechou o ciclo de palestras na sexta, afirmando que o futebol e a arbitragem sofreram profundas mutações.

A seguir, utilizando-se de argumentos, fatos, dados e vídeos concretos, os quais usou para reforçar e consignar o desenvolvimento da sua explanação, Corrêa falou sobre a formação do homem de preto, da disciplina, do treinamento e da capacitação continuada, e, que o árbitro deve questionar-se a si próprio como: Gosto do que faço?, tenho vocação, talento, quais são as minhas qualidades positivas e as que devo aprimorá-las?

O diretor da CA/CBF finalizou sua preleção exortando os árbitros no sentido de traçarem objetivos como: Desejo ser o melhor do meu Estado, do futebol brasileiro ou chegar à Fifa. Mas para isso se materializar, é imperativo se preparar diariamente, ler o manual das Regras de Futebol e as diretrizes da Fifa, CBF, Conmebol. Estudar inglês, ver o maior número possível de jogos, buscar entender a linguagem dos atletas e fazer uma leitura antecipada da partida que vai comandar, e cumprir as exigências que a função exige.
 

Da esquerda para à direita, trio da Fifa/SC que participou do seminário. Nadine Câmara Bastos, Heber Roberto Lopes e Neusa Inês Back
PS: O Seminário de Arbitragem realizado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina (Sinafesc) em parceria com a Federação Catarinense de Futebol no final de semana que passou, superou os níveis de excelência. A partir do local da hospedagem, do atendimento e da logística formada e designada pelo presidente da Anaf e do Sinafesc Marco Antonio Martins. Acrescento ainda, o conteúdo qualitativo de alta propulsão dos preletores que participaram do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário