domingo, 1 de fevereiro de 2015

Árbitros treinam em Atenas

Os principais árbitros e árbitras europeus estão em Atenas para o curso de Inverno introdutório e avançado da Uefa - procurando manter os mais elevados padrões de qualidade.
Árbitros treinam em Atenas
Árbitros durante testes de condição física num curso de Inverno de árbitros da UEFA ©Sportsfile

O 23º Curso Avançado para Árbitros de Topo da Uefa e o 22º Curso Introdutório para Árbitros Internacionais da entidade europeia reúne os árbitros para sessões técnicas e práticas, criadas para os ajudar a manter os elevados padrões de qualidade que o órgão gestor do futebol europeu deles espera.

Membros do Comitê de Arbitragem da Uefa – ex-árbitros internacionais experientes – estão em Atenas (Grécia) para dar palestras, liderar debates, para além de guiar e instruir os árbitros, como parte do seu papel crucial no desenvolvimento e melhoria da qualidade da arbitragem europeia ao mais alto nível.

O curso avançado conta com 82 participantes, inclui 18 árbitras da categoria de elite. Cinquenta e um novos elementos europeus, de ambos os sexos da lista Fifa, estão participando do curso introdutório, durante o qual vão receber informações detalhadas sobre os seus deveres e responsabilidades como árbitros Uefa. 

Atenas vai acolher árbitros de 43 países europeus diferentes e ainda um árbitro da (CONMEBOL), Confederação Sul-Americana de Futebol, Enrique Osses (Fifa/Chile) - dado o intercâmbio firmado entre a Conmebol e a Uefa.

Árbitros experientes vão preparar as fases a eliminar da Uefa Champions League e da Uefa Europa League, que têm lugar na Primavera, bem como os próximos jogos de qualificação do Eurocopa 2016. 

Por seu lado, as árbitras da categoria de elite estão a preparar-se para as últimas eliminatórias da Uefa Women's Champions League, e algumas são candidatas a marcar presença na fase final do Campeonato do Mundo Feminino, este ano, no Canadá.
 Enrique Osses (Fifa/Chile) é o primeiro árbitro Sul-americano a participar do intercâmbio celebrado entre a Uefa e a Conmebol

Os novos internacionais vão ser submetidos a um teste médico e a sua condição física será avaliada, pela primeira vez, através do teste de recuperação intermitente, vulgarmente conhecido como "teste Ioiô" – que examina a capacidade para recuperar após exercício intensivo.

Para além do mais, os conhecimentos de inglês dos árbitros – a língua mais utilizada na arbitragem – serão avaliados através de entrevistas com os membros do Comitê de Arbitragem. O curso de Inverno fornece aos estreantes conhecimentos e conselhos importantes para o futuro. "A maioria dos novos internacionais terá a sua primeira experiência internacional, e vai beneficiar-se com os conhecimentos dos membros do Comitê de Arbitragem da UEFA, que lhe vão dar parâmetros para a sua carreira como árbitros, dentro e fora do gramado", disse o responsável pela arbitragem da Uefa, Pierluigi Collina, na sua mensagem de abertura do curso.

Uma seleção de participantes no curso avançado vai ser submetida a exames para prevenção de lesões, antes de todo o grupo ser sujeito ao teste físico "Ioiô". O P.h.D em educação física, Werner Helsen, preparador físico de arbitragem da Uefa e da Fifa irá avaliar a condição física dos árbitros, e a sua equipe vão liderar o trabalho físico dos homens de preto em Atenas.

Nas sessões técnicas, os participantes do curso de Inverno vão frequentar apresentações dadas por membros do Comitê de Arbitragem, enquanto sessões vídeo vão permitir analisar lances de jogos das competições da Uefa da presente época e anteriores. Debates vão possibilitar aos árbitros e membros da arbitragem trocar pontos-de-vista e experiências.

O futebol moderno exige que os árbitros sejam não só atletas no topo da sua condição física, como também taticamente conscientes, para que possam ler e reagir a situações de jogo, e este aspecto do trabalho dos árbitros também fará parte da agenda em Atenas.

Os árbitros também serão alertados sobre o seu papel como representantes da Uefa, sendo-lhes pedido para protegerem a imagem do jogo, bem como alcançarem uniformidade e consistência no processo de decisão.

A Uefa organiza dois grandes eventos de árbitros anualmente – para além das sessões de Inverno, uma reunião de início de época, em agosto, permite ao Comitê de Arbitragem informar os árbitros sobre a nova temporada, dando instruções específicas para os compromissos de clubes e seleções, em particular relacionadas com alterações nas Regras do Jogo.
Fonte: Mark Chaplin - Uefa

Nenhum comentário:

Postar um comentário