segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Diretrizes da Fifa sobre o lance "Tocar a bola com as maõs"

No seminário da Arbitragem Catarinense promovido pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina (Sinafesc) há duas semanas atrás, o instrutor da Conmebol/Fifa, o brasileiro Roberto Perassi, considerado uma das maiores autoridades no que versa sobre as Regras de Futebol, na sua palestra sobre a [REGRA XII - TOCAR A BOLA COM A MÃO] - deixou claro que a regra não mudou. Mas, dada as constantes interpretações equivocadas dos árbitros nesse tipo de lance, a entidade que controla o futebol no planeta - independente do que consta no manual das regras, distribuiu as seguintes diretrizes sobre o lance em tela que devem ser observadas e cumpridas pelos homens de preto.

PS: Portanto, ante as normas da Fifa, no jogo Cascavel x Atlético/PR, o lance em que o atleta Gustavo do Atlético/PR chuta a bola e o defensor Maurício do Cascavel, com o braço esquerdo aberto corta (bloqueia) a trajetória da bola visivelmente com a mão, foi pênalti não assinalado pelo árbitro Felipe Gomes da Silva, a favor do rubro-negro da Arena da Baixada.

PS (2): Já o penal marcado em desfavor do Nacional AC - no prélio contra o Coritiba, não aconteceu nem em Rolândia e muito menos na Conchinchina. Outra lambança dos homens do apito nesta partida, foi o gol não assinalado a favor do Coritiba, quando a bola ultrapassou totalmente a linha de meta e a arbitragem "fez de conta que não viu".

Confira abaixo quais são as diretrizes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário