quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

(IFAB) analisará a 4º substituição

    O brasileiro Manoel Serapião Filho (foto), o primeiro da esquerda para à direita esteve recentemente em Belfast - representando a CBF/CONMEBOL em encontro da IFAB

Liderados por Michel Platini presidente da Uefa, um grupo de atletas, patrocinadores e dirigentes dos principais clubes do futebol europeu, encaminharam algumas propostas ao (IFAB) International Board, visando alterar as Regras de Futebol. As proposições serão discutidas na 129ª reunião da instituição, que acontecerá no próximo sábado (28), em Belfast (Irlanda do Norte).

A Uefa deseja que a Fifa e o Board flexibilizem a punição tripla. Hoje, quando um atleta impede ou acaba com uma oportunidade manifesta de gol num jogo, o infrator é punido com cartão vermelho - se for dentro da área penal, marca-se penalidade máxima, e se a falta aconteceu fora da área penal é tiro livre direto, e o jogador que cometeu a infração fica suspenso do próximo confronto. 

Ao invés do que você leu no parágrafo acima os europeus querem: que o atleta que impedir ou acabar com uma oportunidade clarividente de gol seja: punido com tiro livre se a falta foi fora dos limites da área penal. Se aconteceu dentro da área de pênalti (grande área) – assinala-se o tiro penal, porém, o infrator será advertido com cartão amarelo.

Caso o (IFAB) não concorde com a proposta em tela do Velho Continente, Platini propõe que a ideia seja implementada em caráter experimental em algumas competições da Uefa.

Acho difícil o Board e, por extensão, a Fifa amenizarem a punição tripla, dada duas frases peremptórias da entidade internacional: a primeira fala que: “O gol é a essência do futebol”. A segunda diz: “o atleta que impede ou acaba com uma oportunidade clara de gol, deve ser punido com cartão vermelho, porque subtrai do torcedor e do atacante o direito de desfrutar o perfume do futebol”. 

Outra proposição que será apreciada pelo (IFAB) é a de alterar de três para quatro as substituições numa partida. Neste caso já há entendimento pela alteração. Falta definir se a quarta substituição será realizada durante o transcorrer do jogo ou como querem alguns, somente em confrontos que tenham prorrogação.

Também será discutido o afastamento temporário de um atleta num prélio de futebol. Por sugestão de Michel Platini e Pierluigi Collina, o árbitro aplicaria o cartão branco ou laranja ao jogador, quando observar que ele está na eminência de ser expulso.

Posteriormente, mais calmo, retornaria ao jogo. Falta definir o tempo que o profissional ficaria temporariamente no banco de reservas, cinco ou dez minutos. O afastamento temporário de um jogador, está sendo testado nas categorias de base da Escócia, que em conjunto com a Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e a Fifa, compõe a (IFAB).

Além do exposto, a introdução de "chip" no uniforme dos atletas visando monitorar os seus movimentos e velocidade dentro do campo de jogo e a utilização de vídeo como ferramenta auxiliar à arbitragem.

PS: Na nossa opinião, a proposição que deve receber sinal verde do International Board é a  quarta substituição. Os demais temas deverão sofrer várias experiências e no futuro voltarão ao debate da Fifa e do (IFAB).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário