quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Conmebol/Fifa: começou curso para árbitros e assistentes

      Dirigentes da Conmebol e da Fifa participam de curso preparatório para o Sub-17 da entidade Sul-americana

A (Conmebol) Confederação Sul-Americana de Futebol com o patrocínio do (RAP) Programa de Assistência à Arbitragem da FIFA, abriu o Curso para Árbitros e Árbitros Assistentes antes do Campeonato Sul-Americano Sub-17, que será efetivado no período de 4 a 29 de março no Paraguai.

O ato, que se realizou no Salão Auditorium da Casa do Futebol Sul-Americano, contou com a presença do presidente da Conmebol,  Juan Ángel Napout e dos seguintes dirigentes da arbitragem mundial: Manuel Navarro, Deputy Head Fifa Refereeing, Dr. Carlos Alarcón, Presidente da Comissão de Árbitros da CSF e Membro da Comissão de Árbitros da Fifa, Jorge Romo, Membro da Comissão de Árbitros da Fifa, Oscar Julián Ruíz do Programa de Assistência à Arbitragem da Fifa e Membro da Comissão de Árbitros da Conmebol e da Fifa, Ricardo Casas, Instrutor Técnico da Fifa,  bem como o Instrutor em Preparação Física Cristian Rosen, do Programa de Assistência à Arbitragem da Fida e do Gerente Geral da Confederação Gorka Villar.
Além das personalidades mencionadas, participam também, o Secretário Executivo da instituição, Francisco Figueredo e o Diretor de Comunicações da Conmebol Néstor Benítez. 

O Dr. Carlos Alarcón disse que “aqui começa um caminho que esperamos que seja feliz e exitoso”, dirigindo-se aos árbitros e assistentes mais jovens, que participarão do Sul-Americano Sub-17.

Já Manuel Navarro fez chegar as saudações do Presidente da Fifa, Joseph Blatter, bem como de Massimo Busacca, chefe do Departamento de Arbitragem da entidade matriz do futebol mundial -  e felicitou o presidente Napout pela decisão de enviar três árbitros de cada país membro da Conmebol - para o torneio Sub-17 a realizar-se no Paraguai.

Por sua parte, o presidente Napout manifestou que seu sonho é ver duas seleções Sul-americanas na final do Mundial da Rússia em 2018 – porém, se isso não acontecer, seu segundo sonho seria que uma equipe de arbitragem Sul-americana dirigisse essa grande final. O presidente também qualificou como um “nível excepcional os jogos finais do Sul-Americano Sub-20 - realizado nos meses de janeiro e fevereiro, no Uruguai em 2015”.  Para concluir, desejou um ótimo trabalho a todos e sustentou que “eles têm o apoio total e absoluto de quem lhes fala”.

O Curso finalizará em 01 de março, com a participação de 30 árbitros e assistentes de jogos, dos dez países membros da Conmebol. Vários temas regulamentares e técnicos serão esclarecidos, além da realização de práticas de campo e provas físicas.

A Conmebol e o Departamento de Arbitragem da Fifa trabalham continuamente em prol do fortalecimento da arbitragem, para o melhoramento do futebol. O Sul-Americano Sub-17, classificará quatro equipes para o Mundial da categoria, no Chile que acontecerá de 17 de outubro a 8 de novembro deste ano.
 
PS: O triunvirato brasileiro composto pelo árbitro, Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) e os assistentes Cleriston Clay Barreto e Fabricio Vilarinho, foram designados pela Conmebol para atuarem no torneio em tela.
Fonte: Conmebol
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário