quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Trempe brasileira no curso da Uefa

    Pierluigi Collina diretor de arbitragem da Uefa comandará o seminário em Nyon

Após a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o diretor de departamento de arbitragem da Fifa  Massimo Busacca, sugeriu aos dirigentes da Conmebol, a celebração de um intercâmbio entre a entidade Sul-Americana e a Uefa no setor da arbitragem. A sugestão foi no sentido da troca de informações e participação de árbitros e assistentes do Velho Continente em conjunto com os apitos da América do Sul, nos diferentes cursos de capacitação continuada ao longo da temporada que as duas entidades irão realizar. 

Após ser analisada por próceres da arbitragem da Conmebol,  a ideia foi levada ao novo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Dr. Juan Ángel Napout, que de imediato acatou a sugestão e celebrou o intercâmbio com a Uefa.

O primeiro homem de preto indicado pela Conmebol para participar do aludido intercâmbio, foi Enrique Osses (Fifa/Chile). Osses chamou a atenção dos europeus, após a excelente performance no Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos, em dezembro do ano passado.

O evento denominado de Curso de Excelência de Arbitragem de inverno, foi realizado em Atenas na (Grécia), no período de 1º a 5 de fevereiro deste mês. No retorno ao Chile com autorização da Conembol, entrevistamos Enrique Osses sobre a sua estada no curso em tela e colhemos suas observações e opiniões sobre o seminário que podem ser lidas nos sites: http://www.parana-online.com.br/colunistas/ - www.apitodobicudo.blogspot.com.br.

Na quarta-feira (25), dando prosseguimento ao intercâmbio firmado no final do ano passado, a CBF anunciou que o árbitro Wagner Reway (Asp//Fifa/MT) e os assistentes Eduardo Cruz da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul e Danilo Manis da Federação Paulista de Futebol, foram convocados para o Curso de Excelência da Uefa que será realizado em Nyon (Suíça), no próximo mês de março.

Reway, Manis e Cruz foram escolhidos pela CBF para o seminário da Uefa, porque atendem ao conjunto de exigências da Fifa, ou seja: tem disponibilidade de tempo, estão dentro da idade exigida pela Fifa, tem estatura física, ética profissional, e, sobretudo, falam, escrevem e leem fluentemente o idioma oficial da entidade que controla o futebol no planeta, que é o inglês.

PS: O intercâmbio na nossa opinião vai oxigenar, mudar o conceito e melhorar sobremaneira as tomadas de decisões do árbitro que labora nas competições da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário