sábado, 28 de fevereiro de 2015

No futebol não se inventa

                    Jerôme Valcke secretário geral da Fifa participou da 129º reunião do Board (foto/Fifa)
O inglês Stanley Rouss, o sexto presidente da Fifa quando questionado em 1970, o porquê de as Regras de Futebol não sofrerem mudanças significativas respondeu: "no futebol não se inventa". Foi assim que entendi o desfecho da 129º Reunião geral Anual da (IFAB) International Football Board realizada neste sábado (28), nas circunvizinhanças de Belfast (Irlanda do Norte).

A chamada punição tripla que prevê atualmente que o jogador que impedir uma oportunidade clara de gol seja punido com cartão vermelho, e se a infração for dentro da área penal (pênalti), fora da grande área tiro livre direto e a suspensão automática no próximo compromisso ao atleta que praticar este tipo de infração foi mantida. Ou seja, a flexibilização (o não cumprimento da suspensão automática do jogador que impede uma chance clarividente de gol) - no próximo confronto que sua equipe irá participar, como queria a Uefa não aconteceu.

O Board definiu que uma comissão de estudos jurídicos será responsável em analisar a proposta em tela e, posteriormente, encaminhará no mês de março deste ano os resultados da análise ao Comitê Executivo da Fifa, que deverá apresentar uma definição em relação a suspensão ou não do jogador. [Portanto, a punição tripla está mantida até que a Fifa mude a sua decisão - foi o que disse Patrick Nelson, diretor executivo da Federação Irlandesa de Futebol na coletiva à imprensa, que está à direita de Jerôme Valcke].

O afastamento temporário de um atleta que está em vias de ser expulso num prelio e está em testes nas categorias de base da Escócia (receberia um cartão branco ou laranja e ficaria de cinco a dez minutos no banco de reservas) – também foi rejeitado e continuará sendo testado.

A quarta substituição que era dada como favas contadas, foi recusada porque o (IFAB) entende que três substituições são suficientes num jogo de futebol. A quarta substituição poderá ocorrer durante a prorrogação, mas antes de uma decisão, o Board quer um relatório conclusivo dos painéis consultivos das Fifa.

Já a utilização de vídeos para auxiliar a arbitragem em lances que fujam do campo visual dos homens de preto, o (IFAB) rejeitou por ora e decidiu continuar realizando debates e experimentos sobre o tema. Outras propostas foram ignoradas como a alteração da ( Regra 11 – Impedimento e da Regra 12- Faltas e incorreções - mão na bola e bola na mão).

Quanto a implementação de chip nos atletas para medir o deslocamento, esforço físico, temperatura corporal,  quilometragem percorrida no campo de jogo, o Board autorizou desde que nenhuma pessoa postada na área técnica tenha acesso aos dados durante o transcorrer da partida. Aqui neste item foi decidido que a Fifa irá implantar um programa de qualidade  a fim de monitorar e regularizar seu uso. 
  
PS: A síntese do que aconteceu na reunião do (IFAB) no sábado, foi antecipado pelo presidente da Fifa Joseph Blatter no semanário da instituição The Fifa Weekly,  publicado na sexta-feira (27). Blatter afirmou que o Board foi criado para estudar, preservar, supervisionar e eventualmente modificar as Regras de Futebol. Na mesma revista, Blatter afirmou que as leis que regem o futebol dentro das quatro linhas, exigem do árbitro e dos assistentes inteligência e sutileza na interpretação e, sobretudo, na sua aplicação. Ficou definido que a 130ª Reunião Geral Anual do Board será efetivada em Cardiff (País de Gales), no período de 4 a 6 de março de 2016.

PS(2): Considerado o melhor árbitro do futebol Sul-americano na atualidade, Sandro Meira Ricci (Fifa/SC), vai comandar a segunda partida na Taça Libertadores da América este ano. Ricci apita River Plate (Argentina) x Tigres (México), na quinta-feira (5), no Monumental de Nunes em Buenos Aires. Os assistentes Fabio Pereira e Bruno Boschilia completam o trio brasileiro. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário