sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Reunião geral anual do IFAB em Belfast

     Joseph Blatter e membros da (IFAB) que participarão da 129ª da entidade no dia 28/2/2015

O International Football Association Board (IFAB), organismo responsável pelas leis do futebol, confirmou a agenda para a sua 129ª reunião geral anual, que ocorrerá em Belfast, no próximo dia 28 de Fevereiro.

O (IFAB) é composto pela Fifa e pelas quatro federações britânicas – Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, e o seu objetivo passa por discutir e decidir propostas de experimentos e alterações às Regras do Jogo.

Um assunto em discussão será a chamada "tripla punição", que de acordo com a Regra 12 dita que um jogador que trave em falta, já dentro da grande área, uma clara situação de gol cometendo assim uma grande penalidade seja imediatamente expulso e fique automaticamente suspenso para o jogo seguinte.

O (IFAB) ouviu o Comitê Executivo da Uefa pedir-lhe que reconsiderasse as estipulações presentes nesta regra. A questão havia já sido abordada pelo (IFAB) na sua reunião geral anual da passada - não tendo na oportunidade sido tomada qualquer decisão uma vez que ficou determinado ser necessária uma detalhada avaliação das situações em que este tipo de lance deve acontecer.

A pedido da Uefa, o (IFAB) vai agora, na sua reunião geral de 2015, considerar a possibilidade de remover o cartão vermelho como sanção automática. Foi requerido ao organismo legislador que tenha em consideração a diferença que existe entre faltas naturais cometidas na disputa da bola com um adversário e faltas que são cometidas deliberadamente, quando não há qualquer possibilidade real de jogar a bola, incluindo agarrar, puxar ou empurrar, sendo o principal objetivo apenas o de negar uma oportunidade clara de gol.

Pede-se que o (IFAB) considere esta última situação como uma ofensa merecedora da exibição do cartão vermelho, mas que amenize a sanção aplicada no primeiro caso, mesmo que este ocorra dentro da área de penal. Se o (IFAB) considerar que não está ainda em condições de alterar a Regra 12 na próxima reunião, a Uefa propôs que a instituição a autorize a testar a alteração da nominada regra em caráter experimental nas suas competições em 2015/16.

A questão da "tripla punição" tem sido amplamente discutida dentro do futebol e é considerável o número de associações, confederações, federações e personagens que apresentam em relação a ela uma opinião idêntica à da Uefa - no que toca à excessiva severidade da punição no seu estado atual. Entre eles incluem-se o sindicato de jogadores, FIFPro, vários treinadores e ex-árbitros de renome e a Fifa Task Force Football 2014, liderada por Franz Beckenbauer, antigo capitão e selecionador da Alemanha. 

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) editou um vídeo com lances relevantes ocorridos na Liga holandesa nos quais a aplicação da regra provocou descontentamento público.

Outro assunto em agenda na reunião geral anual do (IFAB) será a aplicação de exclusões temporárias do terreno de jogo no futebol das categorias de base.

Recentemente, o presidente do organismo europeu, Michel Platini, mostrou-se favorável à aplicação de expulsões temporárias para jogadores que quebrem as regras do respeito e fair play ao, por exemplo, criticarem os árbitros, simularem faltas ou mostrarem uma conduta menos adequada. 

Os jogadores, afirmou o Presidente da Uefa, poderiam ver ser-lhes exibido um "cartão branco", o qual acarretaria uma exclusão temporária do terreno de jogo por um determinado período de tempo - cinco ou dez minutos, por exemplo. Esse cartão branco não deveria ser confundido com os cartões amarelos exibidos pelos árbitros por faltas merecedoras dessa sanção disciplinar.
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário