sexta-feira, 20 de março de 2015

Cursos devem continuar


Familiarizar-se com as Regras de Futebol,  interpretá-las e aplicá-las em consonância  constitui um dever peremptório do árbitro.  Pois agindo assim, ele terá a ginástica de espírito indispensável para demonstrar desenvoltura e condições de suplantar os obstáculos que surjam durante o transcurso de uma partida.

O árbitro que demonstra notório conhecimento das regras, imparcialidade, firmeza de critérios, calma , eleva-se acima de todas as paixões e consegue se distanciar de todas as influências exteriores, toma decisões adequadas em 87.3% num jogo, segundo recente estudo científico.

Mas para isto acontecer é importante controlar os nervos, não temer ninguém, ter ótimo preparo físico  e utilizá-lo em doses compassadas para ter gás necessário até o fim do prélio. O posicionamento é outro componente primordial, já que o árbitro bem colocado terá a visão do que está acontecendo dentro do seu campo visual na sua plenitude.

Finalizando digo que uma ótima arbitragem exige do homem de preto o (tático) posicionamento perfeito em todos os espaços  do gramado, mas, o local onde este item é exigido de maneira infalível em conjunto com uma ótima acuidade visual, é no interior da área penal.

Lá naquele espaço de 665,28m² é onde são praticadas as maiores infrações num prélio de futebol. Algumas irregularidades são praticadas pelos jogadores com a intenção de marcar o gol, outras com o fim de evitá-lo. Tanto é verdade que a Fifa chama a área penal de “zona negra” do campo de jogo. 

Uma boa colocação, acoplada a uma visão  perfeita e sem precipitação, são condições sine qua non para evitar qualquer equívoco da arbitragem nas imediações e, principalmente, no interior da grande área. Isto não significa que aquele local é único, porque o árbitro inteligente ocupa todos os espaços do campo de jogo, pois um descuido por menor que seja pode mandar sua arbitragem para o beleléu. 

Rodolpho Toski Marques (foto/FPF), 27 anos, o árbitro de Flamengo/RJ 2 x 0 Brasil/RS, no Maracanã na quarta-feira que passou, apresentou todos os aspectos positivos acima nominados e, por consequência, teve uma ótima arbitragem.

Além disso, Toski Marques comprovou de maneira irretocável que a CA/CBF deve dar prosseguimento aos cursos de arbitragem de excelência ministrados na Granja Comary, no Rio de Janeiro, aos árbitros e assistentes promissores. A estada de Rodolpho Marques na Granja Comary, sob o comando do instrutor CBF/Conmebol/Fifa, Sérgio Corrêa da Silva, mudou completamente o feeling e o timing do indigitado apito.  Seu crescimento técnico, tático, físico, psicológico e intelectual exibido na partida em tela, lhe confere a condição de continuar sendo designado para prélios de maior envergadura nas competições da CBF.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário