domingo, 5 de abril de 2015

Arbitragem: A chave é o conhecimento


Foto: Divulgação
Convocados pela CBF/CONMEBOL para participar e representar o quadro de arbitragem do futebol brasileiro, no seminário de excelência promovido pela Uefa em Nyon (Suíça), no período de 16 a 26 de março  que passou, envolvendo árbitros promissores de sete países, o árbitro Wagner Reway (foto/Asp/Fifa/MT) e os bandeirinhas Eduardo Cruz (MS) e Danilo Maniz (SP), retornaram ao Brasil no último dia 28.
Antes de viajar, Reway falou ao Paraná Online da importância e da expecativa  que ele e seus assistentestinham tinham sobre  os acontecimentos que seriam ministrados no evento.  A exemplo da primeira entrevista via CA/CBF, o indigitado apito assim que retornou  ao Brasil narrou o que lá vivenciou. Confira abaixo os principais momentos vividos pela trempe do apito brasileira, que durante sete dias tiveram a primazia de conviver com os instrutores da Uefa, e conhecer a cultura dos árbitros e assistentes de diferents partes do planeta.   
Paraná Online - Pela primeira vez um trio de árbitros do futebol brasileiro foi convidado pela Uefa a participar de um seminário  à árbitros promissores - no Centro de Excelência de Formação de Arbitragem (Core), em Nyon (Suiça). Como foi a receptividade?
Wagner Reway - Foi excelente.  Nos sentimos como um visitante, mas, recpecionados com muito respeito o que nos deixou a vontade. Nos trataram com equidade,tanto os instrutores, como os demais colegas árbitros de diferentes países que participaram do seminário.
Paraná Online -  Quais foram os preletores da Uefa e quantos árbitros participaram do seminário? 
Wagner Reway - O ex-árbitro inglês David Elleray é o coordenador Senior e a principal personalidade do curso. Também participaram Kyros Vassaras da Grécia, .Leif Lindberg da Suécia. Alem de outros coaches que acompanhavam e auxiliavam os árbitros. O meu coach era Nuno Castro de Portugal e dos assisntentes era Leif Lindberg (assistente finalista da Copa de 2002).  Tinhamos também os instrutores fisicos Simon Breivik e Koen Put. E, (21) Árbitros de sete nações no seminário.  Brasil, Inglaterra, Bosnia Herzegovina, Ucrânia, Suécia, Escócia e Eslovaquia
Paraná Online -  Como foi o dia a dia e que horas iniciavam as atividades?
Wagner Reway -  Os dias de treinamentos eram completos. Saíamos do hotel para a sede da Uefa por volta das 9h e retornávamos no fim da tarde. Os trabalhos foram bem distribuidos  e as atividades práticas foram bem planejadas - para que não houvesse atividades exaustivas em dias subsequentes  - além da preparação especifica para o dia do jogo que apitamos.
Paraná Online  - Quais foram as diferenças que  o sr. e os assistentes Eduardo Cruz e Danilo Manis observaram no pilar físico, entre o modelo  praticado pelos árbitros europeus e os homens de preto da CBF? Qual foi a orientação da Uefa?
Wagner Reway - O teste físico que fizemos foi o  YOYO  -  no entanto, com uma formatação diferente do Brasil. Aqui aplicamos o YOYO de maneira dinâmica pelo campo. Lá ele é aplicado de maneira convencional (vai e volta mudando 180 graus a direção da corrida a cada estágio). Não tinhamos conhecimento disso, então foi um pouco mais desgastante mas nos adaptamos. Para obtenção do diploma o nivel é de 18.2 no referido teste. Diria que a principal diferença está nos profissionais interessados, ou seja, os árbitros. Eles encaram com muito profissionalismo o pilar fisico. Mesmo os que não tem formação na área de Educação Fisica. Eles procuram obter informações e aplicar em seus treinamentos. Os instutores demonstram as atividades explicando os objetivos, para que os exercícios possam ser reproduzidos no cotidiano do árbitro. Seremos monitorados à distancia pelos instrutores fisicos através de um dispositivo denominado de  Polar.
Paraná Online  -  A metodologia utilizada no pilar técnico pelos instrutores da Uefa tem alguma similaridade com as ministradas pelos instrutores da CBF?
Wagner Reway - Tivemos uma orientação ampla neste pilar. Aprendemos algumas filosofias importantes que se aplicam à todas as situações. Além disso, observamos poucas diferenças -  posso citar a didática, que é inerente a cada professor, a lingua que é mais direta e objetiva e algumas singularidades respectivas à Uefa. Saí de lá com a certeza que temos excelentes instrutores aqui no Brasil.
Paraná Online  -  No quesito (tático), posicionamento do árbitro e assistentes alguma diversidade em relação ao que é praticado no Brasil?
Wagner Reway -  Tivemos excelente aprendizado neste quesito. A filosofia de "Where will my next problem be?"- Onde estará meu próximo problema? Está pergunta o árbitro deve se fazer o tempo todo no jogo. O futebol ficou muito rápido e pensar somente no agora não é suficiente. O posicionamento e as ações (com bola em jogo ou fora de jogo) - devem estar prontos para responder a demanda do momento e a próxima demanda do jogo. Ou seja, ler o jogo. Aprender com a leitura e dar a resposta de acordo com as Regras de Futebol. Além da  quantidade de jogadores no campo visual, especialmente em situações criticas, seja com a bola em jogo ou fora de jogo.
Paraná Online  -   A Uefa dá ênfase ao trabalho psicológico à arbitragem, já que o árbitro sofre ingente pressão psicológica numa partida de futebol. O que aprendeu de importante neste item?
Wagner Reway -   Este item está agregado aos outros. Não tivemos palestras ou orientações especificas sobre o assunto. Ele é colocado de maneira intrínseca, juntamente com todos os demais pilares exigidos pela Fifa ao árbitro. Neste quesito estamos um pouco a frente, por termos uma profissional exclusiva que desempenha um papel fantástico com os árbitros da CBF, a Dra. Marta Magalhães.
Paraná Online  - Na programação do seminário estava embutida um jogo para o sr. e seus auxiliares dirigirem. Qual foi o prélio e que avaliação foi conferida ao triunvirato da CBF pelos instrutores da Uefa?
Wagner Reway -  Trabalhamos em um jogo da CFA (Campeonato Francês Amador) - seria como a  Série D do Campeonato Brasileiro, já que na França tem três séries profissionais e uma liga amadora muito forte. Os primeiros colocados dessa liga sobem para a 3ª divisão. Apitamos o jogo do lider Belfort x Troyes, quinto colocado. Foi um bom jogo técnicamente falando. E a principal diferença é o respeito dos atletas às decisões da arbitragem. Fomos avaliados  de forma positiva. Mas para os nossos coaches o resultado das decisões técnicas não era o mais importante. Foi analisado nosso desempenho na técnica de arbitragem como um todo (deslocamento, gestual, expressão corporal, trabalho em equipe, procedimentos etc..)  - e a procura de pontos a melhorar. Este é o foco do curso: auto-avaliar as deficiências, trabalhar para evoluir até setembro no curso de consolidação. Vale lembrar, que todos os jogos foram filmados com duas câmeras e as análises eram feitas através dos videos.
Paraná Online -  O que o impressionou no seminário em tela?
Wagner Reway -  O profissionalismo de todos os envolvidos. Sobretudo dos árbitros participantes. A busca pela melhora, pela excelência. A estrutura de excelência disponibilizada para o curso e a organização.
Paraná Online  -  A integração CBF,Conmebol e Uefa no que concerne à arbitragem está sendo benéfica? Deve continuar?
Wagner Reway  -  Sim. Na nossa opinião deve continuar. Se novas ações de intercâmbios como essa forem promovidas, seja na Uefa ou em qualquer outra Confederação, os árbitros devem estar preparados. Existe um pré-requisito básico: o idioma inglês. Tenho que salientar que se não fosse os conhecimentos nesta area, eu, e os assistentes Danilo Manis (SP) e Eduardo Cruz (MT) e todos os outros árbitros da Europa (onde a cobrança em relação ao dominio do ingles é muito forte ) - não teríamos vivenciado essa experiencia indescritível. Enalteço a CBF, que através da Comissão de Arbitragem disponibiliza o curso de inglês online ENGLISHTOWN -  é uma ferramenta de aprendizado fácil e rápido. É necessário que todos nós, arbitros do Brasil façamos uso para o investimento ter valido a pena. Até pouquissimo tempo era inimaginável sermos provido deste beneficio, hoje ele é uma realidade. Indo um pouco mais além a respeito dos idiomas, cito a necessidade do Espanhol, já que estamos em um continente dominado por esta língua. O Inglês é a língua oficial da Fifa e do futebol.  O Espanhol  é a segunda na escala de importância. Um árbitro Fifa do Brasil tem que lidar diretamente com o espanhol em cursos, campeonatos, jogos etc.
Paraná Online  -  Encerrado o seminário qual é o conceito que o sr. traça para o futuro da arbitragem em âmbito internacional e à brasileira?  
Wagner Reway  -  Uma fato ficou claro prá mim neste curso, O árbitro de futebol é cada dia mais profissional.  Na verdade na Europa já é profissional. O Brasil está trilhando este caminho, mas precisa de investimentos  e estrutura. A missão da CBF e de sua Comissão de Arbitragem é árdua, já que somos um Pais imenso. Mas aos poucos as mudanças necessárias estão sendo feitas. Em contrapartida (e seguindo o exemplo dos europeus) - os apitos brasileiros também precisam adequar-se paulatinamente a uma vida profissional. Treinar, estudar e dedicar-se muito pois do contrário, é impossivel se inserir no contexto em condições de igualdade. 
Paraná Online  -  Ser indicado para um seminário de tamanha magnitude é ótimo. Mas, um contingente expressivo de personalidades atuaram em diferentes segmentos para você e seus assistentes chegarem até Nyon. Quem foram essas pessoas?  
 Wagner Reway  -   Quero utilizar este espaço para agradecer algumas personagens que proporcionaram e colaboraram de alguma maneira para a participação e aprimoramento do trio brasileiro no Uefa CORE COURSE 25.O presidente da Conmebol Dr. Juan Angel Napout, o presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol e membro do Comitê de Árbitros da Fifa, Dr. Carlos Alarcon, o presidente  em exercício da CBF, Dr. José Maria Marin e o futuro presidente da entidade,  Dr. Marco Polo Del Nero.  Professor Sérgio Correa da Silva, diretor da CA/CBF, o instrutor Fifa, Wilson Seneme, o presidente em exercicio da FMF, Helmuth Lawisch e o presidente da Comissão de arbitragem, Cel. Altair das Neves Magalhães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário