segunda-feira, 13 de abril de 2015

Collina fala aos atletas

Não é apenas em campo que as quatro derradeiras equipes em prova estão a aprender, mas também fora dele, pois os jogadores presenciaram palestras sobre arbitragem e antidoping.

Educação em primeiro lugar para jogadores da UEFA Youth League
Os jogadores do Shakhtar e do Anderlecht durante a apresentação ©Getty Images for UEFA


Os jogadores e corpo técnico das formações que disputaram a fase decisiva da UEFA Youth League, em Nyon, Suíça, estiveram presentes num seminário como parte de um programa educacional.

A apresentação mostrou o empenho da UEFA para com a UEFA Youth League e com o futuro da competição, ao mesmo tempo que reforça a aposta na integridade das Regras do Jogo, com a ajuda do líder do setor da arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina. Houve espaço ainda para serem explicadas as principais regras anti-doping aos quatro clubes que atingiram as meias-finais da segunda edição da UEFA Youth League.
UEFA Youth League está a crescer como competição e um gráfico de um termômetro exibindo a prova no fundo e a UEFA Champions League no topo, explicou quão importante é o empenho da UEFA em relação às raízes do futebol. Apenas reforçando os alicerces do jogo, poderá o mercúrio subir até chegar à UEFA Champions League – o patamar mais alto para um futebolista a nível de clubes.
©Getty Images for UEFA
Os jogadores do Chelsea durante a palestra de sábado
A educação é um dos pilares da UEFA Youth League e a explicação dos 11 valores-chave da UEFA, a começar pelo "futebol em primeiro lugar, sublinham o empenho da UEFA em preservar e promover o jogo.
A esclarecedora apresentação de Collina vai também ajudar algumas das futuras estrelas a perceberem melhor as Regras de Futebol. "Por vezes, a falta de conhecimento das regras ajuda-os a perder; sabê-las ajuda-vos a ganhar", disse o italiano. "Para além de se ser um jogador talentoso, o conhecimento do que o árbitro faz ajuda-os a conseguirem coisas."
É também fundamental que os jogadores estejam completamente alertados sobre a legislação anti-doping e foi esta a mensagem que o coordenador médico e de antidoping da UEFA, Richard Grisdale, fez questão em passar. O futebol não tem reputação pelo uso de doping, e com uma formação e educação contínuas, em particular, mas não exclusivamente, ao nível das raízes, esta reputação de um jogo amado por todos será mantida.
©Getty Images 
Fonte: Ben Gladwell/Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário