segunda-feira, 18 de maio de 2015

Raio-X da arbitragem

No Couto Pereira
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), o apito de Coritiba 2 x 0 Grêmio, não precisou colocar em prática durante o transcurso do nominado prélio nenhuma medida mais austera.  Não foi necessário em função da fragilidade técnica da partida, e, também porque manteve desde o início até o último segundo um estilo personalista, na condução do confronto em tela. Ótima arbitragem. Quando digo personalista, falo em estilo único.
No Serra Dourada
A insurreição da direção do Atlético Paranaense contra a designação de Heber Roberto Lopes (Fifa/SC), para dirigir a partida contra Goiás bateu na trave. Equilibrado, sóbrio e agindo como um autêntico profissional da arbitragem, Roberto Lopes não foi visto em campo. Aliás, desde que deixou o futebol paranaense, o indigitado árbitro cresceu em todas as esferas, quer em âmbito nacional e nas competições da Conmebol.
Na Arena Itaquera
Marcelo de Lima Henrique(Especial/PE), pelo segundo ano consecutivo é o árbitro que permite até a rodada do final de semana que passou, o maior tempo de bola em jogo em se tratando de Brasileirão. Sua atuação no Corinthians/SP 1 x 0 Chapecoense/SC, comprovou a exuberante fase que vivencia, sobretudo, após deixar a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.  
No Orlando Scarpelli
O neófito Thiago Duarte Peixoto (foto/Asp/Fifa/SP), em que pese a decadência que assola o quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol, na partida matinal do domingo pela Série (A - Figueirense/SC 0 x 0 Vasco da Gama/RJ, comprovou que a CA/CBF foi felicíssima quando decidiu pela sua promoção neste ano. Duarte Peixoto exibiu uma prática de arbitragem, similar a que os árbitros da Uefa aplicam semanalmente nas Liga da Europa e na Liga dos Campeões.
O melhor da rodada
Bem posicionado, adotando a diagonal como mote principal e saindo dela quando necessário, ou seja, indo ao encontro das jogadas de maior agudez e com isto demonstrando aos atletas concentração total no jogo, Thiago Duarte, utilizou com precisão a arbitragem preventiva que consiste: (no diálogo, no olhar, na utilização da expressão corporal e uma linguagem que todos os que estavam participando da partida conseguiram entender). Foi o melhor árbitro da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Resta saber se conseguirá manter a excelente performance que apresentou nas duas partidas iniciais na Série (A) do Brasileirão.
  
No Beira-Rio
Inter/RS 1 x 0 Avaí/SC, teve um lance dificílimo para a arbitragem definir se a bola ultrapassou ou não a linha de meta na sua totalidade. Na verdade foi um teste de acuidade visual que envolveu o árbitro Igor Junio Benevenuto (Asp/Fifa/MG), e o assistente Fabrício Vilarinho (Fifa/GO). Acuidade visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
Belíssimo trabalho em equipe
Neste confronto, o atacante Anderson Lopes do Avaí desferiu certeiro e potente chute à meta do colorado dos Pampas -  aí surgiu a mão magnífica do goleiro colorado Muriel que em cima linha do gol, evitou um prejuízo para a arbitragem e, por extensão, para o futebol brasileiro. A bola não passou a linha de meta na sua plenitude, mas, a impressão para muitos foi de que a bola entrou. Observei o posicionamento do árbitro Benevenuto pela TV e do bandeira Vilarinho que acompanhou a jogada em toda a sua extensão. Brilhante trabalho em equipe da dupla em tela.
Incremento na tecnologia
O ex-atleta de futebol Luis Figo, candidato a presidência da Fifa no pleito do próximo dia 29, afirmou na semana passada que a tecnologia é cada vez mais importante em todas as áreas da  vida do ser humano e, por conseguinte, no futebol e sobretudo no auxílio à arbitragem. Se eleito presidente da entidade internacional, falou que pretende estudar novas formas de a tecnologia ajudar o árbitro e seus assistentes não só na linha do gol (GLT), mas, em outras situações, sem mexer na essência do futebol.
Legado desprezado  
A Fifa e a GoalControl deixaram nos estádios que sediaram a Copa do Mundo no Brasil, toda a tecnologia utilizada durante o Mundial. A CBF apesar dos lucros astronômicos que vem obtendo ano a ano, alegou custos financeiros elevados e abdicou da tecnologia na linha do gol. O que configurou-se num verdadeiro gol contra a arbitragem brasileira. A Premier League (Inglaterra) e a KNVB (Holanda), ao contrário da CBF, pela terceira temporada consecutiva estão utilizando a Goal-Line Technology (GLT) nos seus torneios com absoluto sucesso.
Não há interesse
Se a CBF tivesse interesse numa arbitragem com níveis de excelência nos seus torneios, deveria aplicar parte do montante das logomarcas das três multinacionais estampadas nos uniformes dos árbitros e implementar a (GLT) como auxílio à arbitragem. Digo isto porque, os valores repassados pela CBF desses patrocínios à arbitragem é “VERGONHOSO”, “ESPÚRIO.”  Multinacionais que pagam uma fortuna considerável à entidade do futebol brasileiro, e exploram em conjunto com a CBF, as meias, as bermudas e as camisas dos juízes e bandeiras da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf).  
Para inglês ver (1)
Promulgada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de outubro de 2013, a Lei nº 12.867, que reconheceu a atividade do árbitro de futebol no Brasil como profissional, caminha a passos gigantescos para se tornar mais uma lei inócua. Ou seja: não produziu e dificilmente produzirá os efeitos pretendidos.  Quando da sua promulgação, foi afirmado que os árbitros teriam direitos. Poderiam negociar acordos coletivos, taxas e participação em patrocínios, entre outros itens. Até a presente data nada aconteceu e os principais culpados são os próprios árbitros.
Para inglês ver (2)
A empolgação da categoria foi de tal monta, que alguns afirmaram que com a profissionalização a relação CBF x arbitragem mudaria. Não mudou nada. Pelo contrário: Qual é o valor do contrato e o tempo de duração das logomarcas das multinacionais que os garotos propaganda - (árbitros, assistentes e o quarto árbitro), exibem nos uniformes  das competições da CBF e qual é a quantia repassada aos membros da Renaf?
Na Europa é diferente
Diferentemente dos homens de preto do futebol pentacampeão que são explorados “escandalosamente”, as confrarias do apito da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal, compartilham com as suas federações o lucro obtido com as logomarcas exibidas nos seus uniformes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário