domingo, 28 de junho de 2015

Conmebol: Mudanças na arbitragem?

As gravações telefônicas do ocorrido na partida Corinthians (Brasil) x Boca Juniors (Argentina), em 2013, envolvendo o ex-presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Julio Grondona, falecido recentemente, o membro da (AFA) no Comitê de Árbitros da Conmebol, Abel Gneco e o árbitro Carlos Amarila, devem provocar mudanças significativas na estrutura do organismo que designa os homens de preto do Futebol Sul-Americano, após a Copa América.

A informação vem de profissionais da imprensa esportiva que transitaram nos últimos dias pelos corredores do quartel general, onde estão hospedados os pouquíssimos cartolas do Continente Sul-Americano. A maioria dos dirigentes das associações, confederações e federações da América do Sul, está homiziada em locais incertos nos seus países de origem com medo de serem presos pelo (FBI) do EUA.
 
A alteração na composição do Comitê de Arbitragem se acontecer - poderá colocar fim no continuísmo – e, por extensão, abrir espaço para um representante do futebol brasileiro na formatação da nova comissão de árbitros da Conmebol.

Um profissional da mídia esportiva que está acompanhando a Copa América no Chile e com quem falei algumas vezes, me perguntou se o Brasil possui algum nome com densidade para indicar se houver a propalada alteração. Respondi de pronto: o ex-árbitro Wilson Luiz Seneme, personagem de conduta moral impoluta e com conhecimento macro em todos os aspectos da arbitragem Sul-Americana. 

         Brasileirão, o tempo de bola em jogo está crescendo

A Uefa e a Fifa estão entusiasmadas com as novas determinações que foram colocadas em prática pela arbitragem no Campeonato Brasileiro deste ano. Ou seja, não permitir que os atletas e dirigentes cerquem reiteradamente o árbitro, assistentes, e desaprovem as decisões dos homens de preto com palavras, gestões ou ações inadequadas durante, no intervalo e após as partidas sem punição. 

Tanto é verdade que o teipe de (13) jogos do Brasileirão na íntegra, será objeto de análise nas próximas semanas pelos dirigentes europeus. O confronto válido pela segunda rodada do Brasileirão entre Flamengo/RJ 2 x 2 Sport/PE, no Maracanã, foi o que mais chamou a atenção. Até o fechamento da 9ª rodada, realizada no final de semana que passou, a peleja em tela teve o maior tempo de bola em jogo - (1h06 e 13  segundos).

PS: Os méritos são direcionados para a CA/CBF, árbitros, assistentes, instrutores, assessores e delegados de arbitragem - apesar do árbitro Raphael Claus (Fifa/SP), não ter cumprido na íntegra as Regras de Futebol e a circular implementada pela CA/CBF, no jogo Coritiba/PR 1 x 0 Cruzeiro, na cidade de Curitiba.

PS (2): Os trânsfugas e os sediciosos tentaram desqualificar a arbitragem de Sandro Meira Ricci (FIFA/BRASIL), na partida Chile 1 x 0 Uruguai pela Copa América, na última terça-feira (16). Inclusive anunciou-se que Meira Ricci foi desligado do grupo dos árbitros da referida competição. Era mentira, sobretudo daqueles que não entendem patavina nenhuma das Regras de Futebol.

PS (3): Meira Ricci, é considerado o melhor árbitro do futebol brasileiro, da América do Sul e o nº (1) da arbitragem Sul-Americana no Ranking na Fifa. Ricci, está mais vivo do que nunca. Ele foi designado pelo Comitê de Arbitragem da Conmebol, para comandar amanha à noite (30), pela semifinal da Copa América, Argentina x Paraguai. 

PS (4): Marco Antônio Martins, presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) e o vice-presidente da entidade, Salmo Valentim, estão a caminho de Santiago (Chile), onde devem chegar na tarde de hoje de carro. Ambos vão assistir as semifinais e final da Copa América e hipotecar apoio a trempe do apito brasileiro que está laborando na competição da Conmebol.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário