quarta-feira, 17 de junho de 2015

Forasteiro apita o Atletiba



O clássico Atlético/PR x Coritiba/PR, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputado no próximo domingo na Arena da Baixada, em Curitiba, será dirigida por um árbitro de fora.

O fato vem se repetindo reiteradamente. Embora o Coritiba não se pronuncie de maneira clarividente, é visível o desconforto dos dois maiores antagonistas do futebol paranaense, com a qualidade do time de árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF)- quando ambos se enfrentam.

Já o Atlético, não esconde de ninguém sua contrariedade com a escalação dos homens de preto da casa Gêneris Calvo em partidas contra seu maior rival, e, por extensão, nos prélios contra o Paraná Clube.

Os motivos que provocam a vinda de um árbitro de outro estado para comandar o maior clássico do futebol do Paraná são por demais conhecidos.

Vou enumerá-los: A ausência de um projeto de excelência com nomes de expressão na escola de formação e requalificação dos árbitros da (FPF). A falta de investimentos financeiros da federação no setor do apito. O continuísmo da fraquíssima e anacrônica comissão de arbitragem da entidade, que é comandada há nove anos ininterruptos por Afonso Vitor de Oliveira. O silêncio sepulcral da diretoria da associação dos árbitros e, por consequência, de toda a categoria com o estado de coisas que grassa aos olhos de todos, e nada fazem para mudar o quadro de pobreza qualitativa que assola a arbitragem da (FPF). 

Diante do exposto acima, os árbitros e assistentes do futebol do Paraná que compõe a RENAF/CBF, continuarão vivenciando a saga de serem escalados de vez em quando como vem acontecendo sistematicamente nos últimos anos. Dúvidas a respeito das escalas dos nossos apitos na CBF? visite o site: http://www.cbf.com.br/arbitragem/escala-arbitragem/brasileiro-serie-a.

PS: O clássico, Argentina 1 x 0 Uruguai, pela Copa América, disputado na noite da terça-feira, (16), foi disputado com garra, determinação, milímetro por milímetro no campo de jogo, por alguns dos maiores atletas de futebol do planeta. Dirigiu aquele espetáculo com elegância descomunal, o brasileiro Sandro Meira Ricci (FOTO/FIFA/SC), o árbitro das Américas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário