sexta-feira, 5 de junho de 2015

Raio-X da arbitragem

     Collina poderá ser o futuro diretor de árbitros da Fifa 

Cotas da TV para arbitragem (1)
A proposição do deputado federal Osvaldo Leite (PSDB/RJ), relator da Medida Provisória 671/2015, que versa sobre o refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol, de inserir 0,5% da cota da televisão em benefício da confraria dos homens de preto é um avanço significativo e, faz sobretudo, justiça a um personagem importantíssimo no campo de jogo que é o árbitro.

A união faz a força
Agora, é necessário que os dirigentes de sindicatos de arbitragem de todo o País, que possuem a Certidão de Registro Sindical, se agreguem e façam um movimento organizado em conjunto com a Associação Nacional de Árbitros, para que a proposta em tela não bata na trave. Aliás, a maioria dos dirigentes sindicais dos homens do apito, vivem em regime de letargia profunda. É imperativo que todos acordem e juntem-se à Marco Antonio Martins, porque a conquista só irá se materializar se todos estiverem embuídos de um único pensamento. Caso contrário, a proposta vai para o beleléu.

Ótima arbitragem
Rodolpho Toski Marques, 27 anos, árbitro da (FPF) Federação Paranaense de Futebol, em que pese o fracasso do modelo de gestão que está impregnado no setor da arbitragem paranaense há nove anos ininterruptos, teve uma conduta muito boa no confronto Palmeiras/SP 1 x 1 Internacional/RS, na quinta-feira que passou. Cometeu pequenos equívocos de interpretação e aplicação das regras que devem ser corrigidos e compreendidos pela CA/CBF CBF, em função da sua juventude e da magnitude da partida que apitou.

Brilhantes a serem lapidados
Tiago Duarte Peixoto (Asp/Fifa/SP) e Rodolpho Toski Marques (CBF-1/PR), são as jóias da coroa da CA/CBF nesta temporada. Diante do exposto, é de fundamental importância que Sérgio Corrêa quando designar delegados especiais ou observadores de arbitragem, para avaliar os apitadores em tela, o faça com nomes de excelência como Alicio Pena Júnior, Antonio Pereira da Silva, José Mocelin, Edenilson Corona, Marcio Verri Brandão, Manoel Serapião Filho, Nilson Monção, Roberto Perassi e Wilson Luiz Seneme.

Collina na Fifa
Se Michel Platini presidente da Uefa for eleito presidente da Fifa, a entidade sofrerá um processo de transformação como nunca se viu desde a sua fundação. Em Zurique é dada como certa uma mudança radical no Comitê de Árbitros da entidade que controla o futebol no planeta. O ex-árbitro Pierluigi Collina, eleito seis vezes consecutivas o melhor da modalidade, e, atual chefe da comissão de árbitros da Uefa, seria o novo comandante da arbitragem mundial.

Um representante na Fifa
O futebol brasileiro que não tem nenhum nome no Comitê de Arbitragem da Fifa na atualidade, poderia se aglutinar em torno de personagens de relevo e indicar um representante neste comitê. Sugiro quatro nomes: o ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem Carlos Eugênio Simon, o representante da Conmebol no (IFAB) International Board, Manoel Serapião Filho, o diretor da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva e o diretor de instrução de arbitragem, Wilson Luiz Seneme. O quarteto em tela, fala fluentemente o idioma oficial da Fifa, que é o inglês e é detentora de notório conhecimento sobre as Regras de Futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário