domingo, 14 de junho de 2015

Um árbitro comprometido com a sua carreira

    Sandro Meira Ricci com a bola, na decisão do Mundial de Clubes da Fifa/2013 no Marrocos

O árbitro Sandro Meira Ricci (Foto/FIFA/SC), é o nº (1) do futebol brasileiro no Ranking da Fifa e, por extensão, na Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol). 

Meira Ricci surgiu no cenário internacional em janeiro de 2013, quando do processo seletivo do Comitê de Arbitragem da Fifa, para a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Com as reprovações de Wilson Luiz Seneme, Leandro Pedro Vuaden e Heber Roberto Lopes, Massimo Busacca, o diretor de árbitros da Fifa, convocou Ricci. Submetido aos testes físicos, prático no campo de jogo, médico, técnico, o que significa conhecimento sobre as Regras de Futebol, (interpretação e aplicação) - e notório conhecimento em inglês, teve performance inquestionável.

Aprovado em todos os testes com notas expressivas, foi designado para as principais competições do futebol brasileiro, Conmebol, e a seguir comandou a final do Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos em dezembro de 2013. Posteriormente, foi o representante da arbitragem brasileira na Copa do Mundo no Brasil.

Lembro que o árbitro ou assistente que almeja ser inserido nos testes seletivos para qualquer torneio da Fifa, tem que falar fluentemente, escrever e ler o inglês, o idioma oficial da entidade.
Ricci que é um poliglota, fala quatro idiomas, já está cursando o quinto, o (Russo), em razão de que a Copa do Mundo de 2018 será realizada na Rússia.

Em função da manutenção do estilo profissional exigido pela Fifa, num árbitro para ser selecionado para torneios internacionais, e ter mantido excelente comportamento nos cinco quesitos exigidos pela instituição internacional - (técnico, tático, físico, psicológico e social) - no Campeonato Catarinense, Campeonato Brasileiro e na Conmebol, Meira Ricci, foi selecionado para a Copa América que está em curso no Chile.
        Foto:http://internationalreferee.blogspot.com.br/
Na próxima terça-feira (16), o homem de preto que representa a arbitragem brasileira na Copa América, terá a sibilina missão de dirigir um dos maiores clássicos do futebol mundial: Argentina x Uruguai. Seus assistentes serão Emerson Carvalho (FIFA/SP) e Fabio Pereira (FIFA/TO).  

PS: Questionei um amigo em Santa Catarina a respeito da memorável fase que vivencia Sandro Meira Ricci e ele me respondeu: se cuida muito, treina diariamente em diferentes horários do dia e tem como livro de cabeceira o manual de Regras de Futebol da Fifa e as circulares da Fifa e da CA/CBF.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário