quarta-feira, 1 de julho de 2015

Árbitro descumpriu as regras e a circular

    Da esquerda para à direita, Fabio Pereira, Sandro Meira Ricci e Emerson Carvalho o trio da CBF na Copa América

No confronto Coritiba/PR 1 x 0 Cruzeiro, no último domingo no Couto Pereira, o meia Allano da equipe das alterosas que já havia sido advertido com cartão amarelo por infringir as Regras de Futebol, voltou a infringi-las aos 42’ da primeira fase, quando derrubou intencionalmente o meia Helder da equipe do Coritiba que ensaiava um contra ataque.

A Regra (12 – Faltas e incorreções), determina que a infração cometida por Allano é punível com cartão amarelo. Como já havia sido advertido com o dito cartão, deveria receber o cartão vermelho. Mas o árbitro Raphael Claus e o assistente Fabio Rodrigo Rubinho ao lado do ocorrido, ignoraram a regra e o atleta infrator continuou no jogo.

A omissão e a conivência de Raphael Claus (FIFA/SP) não me surpreendeu. Claus, é  membro do decadente quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, onde impera o continuísmo em todos os setores. Resta saber o conteúdo do relatório do assessor de arbitragem designado pela CA/CBF, no prélio nominado, Vayran da Silva Rosa (SC) e qual é a validade do seu relato.
  
Até porque, a ação do árbitro paulista, além de descumprir as Regras de Futebol, afronta a Circular 26/2015 da CBF e sua  comissão de arbitragem.

Circular que tem o objetivo precípuo de proporcionar maior tempo de bola em jogo, e gradativamente está implementando uma cultura nos atletas, dirigentes, técnicos e na imprensa esportiva de que, o futebol dentro das quatro linhas é para ser jogado com brilhantismo, com respeito as regras, ao árbitro e ao torcedor.

Mas o responsável para que as partidas atinjam o objetivo das regras e da circular criada pela CA/CBF, o árbitro, não pode ser omisso, conivente como foi Raphael Claus.

PS: A participação do trio de arbitragem da CBF, composto pelo árbitro Sandro Meira Ricci (FIFA/SC), e os assistentes Emerson Carvalho (FIFA/SP) e Fabio Pereira (FIFA/TO), na Copa América é digna da reconhecimento. O triunvirato brasileiro comandou os três prélios de maior envergadura da competição. 

PS (2): A final da Copa América que será disputada no próximo sábado (4), se houver critérios da Conmebol, deve premiar dois árbitros. José Argote (FIFA/Venezuela) e Roberto Garcia (FIFA/México). Ambos, ao lado de Sandro Meira Ricci foram os destaques no âmbito do apito na competição.

PS (3): Ao anunciar a escala do próximo final de semana (11ª) e do meio da semana que vem (12ª), a CA/CBF expõe de forma clarividente à confraria do apito nacional, quais são os árbitros e os assistentes que fazem parte dos planos da comissão para as pelejas da Série (A) do Campeonato Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário