A Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) realizaram, nesta quinta-feira, o Curso de Treinamento Continuado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O trabalho, que é feito em todas as federações de futebol, contou, pela primeira vez, com a participação de integrantes da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF).
O presidente da CNMF, Jorge Pagura, foi o primeiro a palestrar. Ele falou sobre concussão cerebral – perda da consciência de curta duração, que é uma das principais questões abordadas pela FIFA no âmbito médico.
– Nós já passamos para os médicos dos clubes todas as orientações sobre o procedimento a ser tomado em caso de concussão cerebral durante o jogo. Agora, os árbitros também estão cientes – explicou Pagura.
A coordenadora geral da CNMF, Andréia Picanço, falou sobre prevenção e abordagens emergenciais dentro de campo. Já o coordenador operacional da CNMF, Diogo Netto, foi o responsável por apresentar o FIFA 11+, um programa completo de aquecimento e prevenção de lesões para árbitros e árbitros assistentes. Diogo deu aula teórica na parte da manhã e passou ensinamentos práticos à tarde, mostrando aos árbitros como o aquecimento deve ser feito.
No domingo, 19 de julho, a CNMF participará do Curso de Arbitragem na Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre.
Fonte: CBF