domingo, 12 de julho de 2015

Raio-X da arbitragem

      Nadine Câmara Bastos (Fifa/SC)
Curso na Conmebol
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), convocou   duas árbitras brasileiras, Ana Marques e Regildênia Moura e duas assistentes, Nadine Câmara Bastos (foto) e Neusa Inês Back, pertencentes ao quadro da Fifa, para participar de um curso de excelência de 27 a 31 de julho em Assunção (Paraguai).

Curso na Conmebol (2)
O curso em tela será na sede da Conmebol na cidade de Luque, nas adjacências de Assunção e terá os mesmos procedimentos que são aplicados aos árbitros masculinos. Ou seja, teste físico, teórico (prova escrita), teste prático no campo de jogo e exames médicos – além disso, serão exibidos vídeos com (jogadas de diferentes torneios da Fifa e da Conmebol), onde cada árbitra e assistente terá quando questionada, que interpretar e explicar aos instrutores da Conembol qual é o desfecho correto do lance que foi perguntado à assistente ou à arbitra.

Curso na Conmebol (3)
Além das brasileiras, participarão do curso árbitras e assistentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Não obstante o temível teste físico da Fifa, as árbitras serão submetidas ao teste de dois idiomas: espanhol e inglês. A Fifa e a Conmebol exigem que o árbitro e/ou árbitra tem que falar fluentemente, ler e escrever ambos os idiomas. 

Voltem para Tocantis (1)
O árbitro Alisson Furtado (CBF-1/TO) e o assistente Gilvan Cavalcante Medrado (CBF-2/TO), que laboraram no confronto São Paulo/SP 3 x 1 Coritiba/PR, por muito pouco, pouco mesmo, não colocaram por terra o belo trabalho que vem sendo desenvolvido pela CA/CBF. Ambos demonstraram insegurança e incapacidade, no momento de interpretar e aplicar as Regras de Futebol numa partida com nenhum ou baixíssimo grau de dificuldade.

Voltem para Tocantis (2)
Num prélio de maior envergadura com lances de maior magnitude a casa teria caído. Não sei e não me cabe questionar o critério adotado para a designação dos indigitados árbitros. O que ficou clarividente é que os dois “tremeram” na base quando observaram as mais de (59.000 pessoas) no Morumbi. Em assim agindo, deixaram claro que ainda não atingiram a maturidade necessária para atuarem numa partida da Série (A) do Campeonato Brasileiro.

Brasileiros na Conmebol
Na sede da Conmebol em Luque (Paraguai), é grande a movimentação  das demais associações de futebol, filiadas a Confederação Sul-Americana (CSF), no sentido de que ocorra uma troca radical em toda a Comissão de Árbitros da entidade. Quem esteve na Copa América do Chile, ouviu que o atual diretor da CA/CBF, Sérgio Corrêa da Silva, é a pessoa com maior capilaridade entre os principais dirigentes (CSF). O ex-árbitro, Wilson Luiz Seneme, que é instrutor da Conmebol, também foi lembrado para compor a direção da Comissão de Arbitragem dos homens de preto da (CSF).

Andino é o outro nome
Outra personagem que teve seu nome ventilado para comandar a confraria do apito Sul-americano, nos corredores do hotel onde estavam hospedados alguns dirigentes da Conmebol no torneio do Chile, foi o atual diretor de árbitros da Associação Paraguaia de Futebol, o ex-assistente Amélio Andino.

Árbitros em alta, assistentes em baixa (1)
As novas diretrizes implementadas pela CA/CBF e repassadas à arbitragem no Brasileiro deste ano, estão proporcionado avanços significativos rodada após rodada ao futebol brasileiro. Maior tempo de bola em jogo, decréscimo substancial do número de faltas, acabaram as “rodinhas” que eram efetivadas pelos atletas a qualquer marcação dos árbitros, durante, no intervalo e no final dos jogos e impôs um limite aos técnicos que eram useiros e vezeiros em reclamações contra a arbitragem. Mas, há um problema: a sequência de marcação errada do impedimento está crescendo jogo após jogo.

Árbitros em alta, assistentes em baixa (2)
Não é só Gilvan Cavalcante Medrado do Tocantis que está se equivocando sistematicamente quanto a Regra XI – Impedimento. Enquanto os árbitros dentro das quatro linhas fazem fluir o jogo e cumprem religiosamente as Regras de Futebol e a Circular nº 26/2015, aqueles que trabalham fora das quatro linhas, os assistentes - estão errando e errando feio quando se trata de definir se um atleta está impedido ou não.

Chamem os ex-assistentes (1)
Tenho observado a ausência de posicionamento correto dos bandeiras em relação ao penúltimo defensor, falta de capacidade cognitiva, deficiência na coordenação motora e  acuidade visual, no momento de definir se um atleta está mais próximo da linha de meta adversária; se está interferindo no jogo: se está interferindo em um adversário ou ganhando vantagem por estar em posição de impedimento.

Chamem os ex-assistentes (2)
Diante do crescente aumento de sinalizações inadequadas no que concerne ao impedimento no Campeonato Brasileiro, seria de bom tom a CA/CBF convidar Altemir Haussman, Edenilson Corona e Roberto Braatz, a melhor trempe de assistentes que o futebol brasileiro já teve ao longo de todos os tempos, para proferirem uma palestra aos bandeirinhas sobre a regra do impedimento.

Chamem os ex-assistentes(3)
Haussman, Corona e Braatz são detentores de Know-how respeitável e tenho certeza que se convidados para a missão aqui mencionada, aceitariam e repassariam dados técnicos e macetes que aplicaram e vivenciaram nas suas carreiras, fora das linhas demarcatórias do campo de jogo na marcação do impedimento.

Arbitragem da Arena
Perguntei a dois interlocutores no Rio Grande do Sul como  explicar o crescimento descomunal do árbitro Anderson Daronco (Fifa/RS), que apitou com correção no domingo que passou, Atlético/PR 1 x 2 Fluminense/RJ. A resposta foi: tem vocação, talento, humildade, e tem o acompanhamento jogo após jogo, de personagens relevantes do apito gaúcho com Carlos Eugênio Simon e José Mocellin. E, por ultimo, ouvi dos interlocutores - por ser a “menina dos olhos” da arbitragem gaúcha, Daronco tem o carinho especial do Safergs que é presidido pelo extraordinário Carlos Castro.


Arbitragem do ano

O trio de arbitragem composto pelo árbitro, Emerson de Almeida Ferreira (CBF-1/MG), e os assistentes Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Gilberto Castro Júnior (CBF-1/PE), apresentaram uma performance incontestável no jogo Sport/PE 2 x 2 Palmeiras/SP. Foi sem dúvida alguma uma partida eletrizante e com lances de altíssima dificuldade para a arbitragem.  Melhor: Foi a arbitragem do Campeonato Brasileiro até o momento.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário