quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Notícias do apito

    O P. h.D. em arbitragem,  José Garcia Aranda será o preletor do seminário promovido pela CBF


A melhor pré-temporada
Árbitros da (FPF) Federação Paranaense de Futebol, que participaram da pré-temporada realizada na cidade Cascavel (PR), com vistas ao Campeonato Paranaense que começa neste final de semana e foram contatados por este colunista, afirmaram que foi a mais completa já realizada desde a sua primeira edição. Além das excelentes instalações onde foi realizado o evento e do quadro de instrutores, o material utilizado e a didática empregada foi considerada pelos homens de preto como de alto nível.

Serapião foi “o cara”
A pré-temporada dos apitos e bandeiras da (FPF) teve como preletor principal, o instrutor da CBF/CONMEBOL/FIFA e membro do Painel Consultivo do (IFAB) The International Football Association Board, Manoel Serapião Filho – Serapião é considerado na atualidade o mestre da América do Sul na arte de ensinar e de interpretar e aplicar as Regras de Futebol.

Cruzada do Respeito em ação
No encerramento da aludida pré-temporada a confraria do apito da (FPF), selecionada para dirigir os jogos do Campeonato Paranaense desta temporada, foi orientada a aplicar a CRUZADA DO RESPEITO, implementada pelo presidente da CA/CBF, Sérgio Corrêa da Silva no Brasileirão de 2015. Ou seja, atletas que ousarem desrespeitar com gestos e/ou palavras as decisões da arbitragem antes, durante e após as partidas serão punidos em consonância com as Regras de Futebol. Idem técnicos e a cartolagem.

O melhor campeonato de todos os tempos?
Dito tudo isso, teremos pelo andar da carruagem, menos infrações nos jogos, maior tempo de bola em jogo e diminuição dos atos de indisciplina. A resposta para que tenhamos um ótimo campeonato dependerá das tomadas de decisões dos árbitros, assistentes, dirigentes, atletas, treinadores e demais membros que ficarão na área técnica, que, deverão demonstrar equilíbrio emocional nas suas ações independente do que acontecer.

Atletas, dirigentes e treinadores fizeram “forfait”
Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista ao Sportv, critica atletas e clubes da cidade “maravilhosa”, pela ausência no seminário de arbitragem realizado pela entidade carioca que tinha como objetivo tirar dúvidas e esclarecer regras e conceitos sobre jogadas em que a bola bate na mão ou no braço de um jogador. O seminário foi aberto para a imprensa, técnicos e capitães de clubes receberem orientações sobre o comportamento da arbitragem no Campeonato Carioca deste ano.

Ninguém acredita em ninguém
A ausência dos dirigentes, técnicos e atletas no seminário em tela deve ser creditado ao modelo de gestão anacrônico empregado pela cartolagem das federações de futebol do Oiapoque ao Chuí. Aliás, há um contingente diminuto que gravita no futebol brasileiro, que ainda depende e finge que acredita nos cartolas para não sofrer represálias. Já a maioria esmagadora não acredita em mais ninguém e se vira como pode.

Seminário internacional
Numa iniciativa do presidente da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva, a CBF realizará a partir de sábado (30) até o próximo dia 3 de fevereiro, evento com presidentes das comissões estaduais de árbitros de futebol e convidados da área de gestão para o seminário internacional denominado de “Planejamento Estratégico Plurianual da Arbitragem Brasileira”. Esse encontro tem como objetivo reunir conhecimentos para aprimorar e elevar o atual modelo de gestão da arbitragem brasileira, além de promover o intercâmbio das melhores práticas entre os dirigentes do setor no País e o nosso convidado especial, José Maria Garcia Aranda – afirmou Sérgio Corrêa.

Aranda é mestre internacional
A atração do seminário será o instrutor internacional José Garcia Aranda, ex-árbitro da (FIFA/Espanha), que comandou mais de novecentos jogos ao longo de vinte e dois de carreira -   foi membro do (IFAB) e diretor técnico do Comitê de Arbitragem da FIFA na Copa do Mundo da Coréia do Sul/Japão em 2002 e na África do Sul em 2010.

Uniformizar é imperativo
Vejo no seminário a ser realizado a oportunidade de se uniformizar cinco deficiências importantes que afetam sobremaneira o desempenho das tomadas de decisões dos nossos homens de preto: a composição das comissões de arbitragem, das escolas de formação dos nossos árbitros e a didática empregada, do acompanhamento após a formação e da requalificação do homem que maneja o apito e as bandeiras.

AAA e a tecnologia na linha do gol
A UEFA anunciou na semana que passou que irá implementar a (GLT) tecnologia na linha do gol, a partir da fase final da Eurocopa 2016, na França. Também utilizará a tecnologia na Champions League a partir do Play-Off, na temporada 2016/2017. Porém, o chefe da arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, afirmou taxativamente que a instituição que gere o futebol europeu não abdicará dos (AAA) árbitros assistentes adicionais, autorizados  pelo (IFAB) desde julho de 2012, com funções definidas no manual das Regras de Futebol.

Briga de gigantes
A escolha da empresa que vai implantar a tecnologia na linha do gol nas competições da instituição do Velho Continente, alvoroçou o mercado tecnológico. A UEFA promete ouvir as quatro gigantes do setor - e nos próximos meses irá anunciar qual será a empresa vencedora da licitação. Hoje dominam o mercado da tecnologia no setor a GoalControl (Alemanha), Cairos GLT System atua em parceria com a Adidas (Alemanha), GoalRef (Alemanha) e o sistema Hawk-Eye ou olho de falcão (Inglaterra).

Quem é o novo presidente da CONMEBOL?
Formado em economia em 1995 pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, e mestre em administração de empresas pela Universidade Católica de Assunção, Alejandro Domínguez é natural de Assunção e, coincidentemente, foi definido como o novo presidente da Conmebol exatamente no dia de seu aniversário — seu mandato vai até 2019. Dominguez foi eleito na última terça-feira (26).

Quem é o novo presidente da CONMEBOL (2)?
Alejandro Domínguez começou sua carreira no esporte como membro da diretoria do Olímpia em 1995. Foi vice-presidente do clube entre 2004 e 2006. Em 2007, assumiu a primeira vice-presidência da Confederação Paraguaia de Futebol e, em agosto de 2014, tornou-se o presidente interino, até ser eleito de forma efetiva em novembro do mesmo ano.

Muda o Comitê de Arbitragem?
Após a eleição de Alejandro Dominguez correu a notícia de que mudanças significativas poderão acontecer na entidade que comanda o futebol Sul-americano, sobretudo, na arbitragem. Quatro nomes foram cogitados para assumir a cadeira que hoje é ocupada pelo paraguaio Carlos Alarcon. Amélio Andino (Paraguai), Jorge Larrionda (Uruguai), Oscar Ruiz (Colômbia) e o atual presidente da CA/CBF, o brasileiro Sérgio Corrêa da Silva.

Árbitros, os principais culpados (1)
Em resposta aos que discordaram das críticas realizadas aqui neste espaço na matéria, [2016 não pode ser igual ao ano que passou], reitero-as em gênero, número e grau, como afirmo peremptóriamemnte que o único responsável pelo árbitro do futebol brasileiro ocupar a última classe do vagão que comanda o nosso futebol, é o próprio árbitro.

Árbitros, os principais culpados (2)
Enquanto apitos e bandeiras cultivarem a mentalidade retrógada de brigar por escalas tal qual um “náufrago” em alto mar, o status quo composto pela cartolagem, associações e sindicatos da confraria dos homens de preto, continuará dando carta, jogando de mão como se diz no jogo do baralho e tratando como objeto descartável uma das principais personagens de um prelio de futebol, o arbitro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário