terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CBF apresenta Árbitro de Vídeo à IFAB

   Da esquerda para a direita, Manoel Serapião, Lukas Brud, David Elleray (Diretor do Centro de Excelência de Formação de Árbitros da UEFA) e Sérgio Corrêa

A CBF deu mais um passo para que seu projeto de utilização de vídeos na arbitragem seja aprovado. O presidente da Comissão da Arbitragem da entidade, Sérgio Corrêa, e o diretor técnico da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Manoel Serapião Filho, autor do projeto, se reuniram nesta terça-feira, em Londres, com membros da International Board (IFAB) e apresentaram a proposta.

Estiveram presentes no encontro o diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da FIFA, Johannes Holzmüller, o secretário-geral da International Board, Lukas Brud, e pelo diretor do Subcomitê Técnico da entidade, David Elleray. Um novo encontro está previsto para esta quarta-feira. O tema deve ser levado à votação no congresso da IFAB entre os dias 4 e 6 de março, em Cardiff, no País de Gales. Se aprovado com seis dos oito votos possíveis, o “Árbitro de vídeo”, nome dado ao projeto, será testado ainda no Brasileirão deste ano.

Caso o projeto seja aprovado em março, estão previstos cinco meses para aquisição dos equipamentos, preparação dos árbitros e ajustes na logística do projeto. No encontro, estiveram também representantes dos países membros do IFAB e outros interessados na utilização do vídeo na arbitragem, como autoridades das federações da França, Alemanha, Holanda e Escócia.

Em setembro do ano passado, a CBF já havia consultado a entidade que regula as leis do futebol para autorizar o projeto, mas a IFAB vetou. Após o veto, o secretário-geral da instituição, Lukas Brud, disse, em entrevista ao GloboEsporte.com, que levaria o projeto para votação. 

Segundo divulgou o jornal “O Globo”, a estimativa da CBF é de que o novo recurso custaria cerca de R$ 12 mi por ano. O árbitro de vídeo, que dá nome ao projeto, estaria presente em todos os jogos do Brasileirão ao lado de um técnico de imagem. Ele só interferiria na arbitragem em lances capitais que alterem o resultado da partida. A CBF já consultou empresas de tecnologia de imagens que trabalham em outros esportes para fazer o orçamento. A ideia é usar até oito câmeras próprias em cada jogo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/02/cbf-apresenta-arbitro-de-video-ifab-e-projeto-ira-votacao-em-marco.html

Opinião do Apito do Bicudo: As presenças ”in loco” do presidente da CA/CBF, professor Sérgio Corrêa da Silva e de Manoel Serapião, diretor-adjunto do pilar técnico da CBF e membro do Painel Técnico Consultivo da IFAB, nesta terça-feira (23), em Londres na (Inglaterra), robustece o projeto do futebol brasileiro sobre o (AV) árbitro de vídeo. Acredito que Serapião Filho e Sérgio Corrêa, além de levar em mãos o indigitado projeto aos membros do Board, devem ter realizado uma demonstração do que será aplicado no Campeonato Brasileiro desta temporada se o IFAB autorizar o experimento do (AV). Ponto positivo à arbitragem do futebol pentacampeão, sobretudo, a Sérgio Corrêa da Silva, o prócer da confraria do apito brasileiro.  

PS:Considerado um dos melhores árbitros do futebol Sul-americano, Heber Roberto Lopes (foto - FIFA/SC), foi designado na tarde desta terça-feira (23), pelo Comitê de Arbitragem da FIFA, para dirigir no próximo dia 24 de março, às 20h30, em Santiago (Chile) - Chile x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário