terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O significado de Seneme na Conmebol


 Wilmar Roldan, é o único apito Sul-americano na lista dos dez melhores da IFFHS - foto: Conmebol

Indicado para o processo pré-seletivo ao Mundial de 2014 no Brasil, o ex-árbitro e hoje coordenador da instrução da arbitragem brasileira da CBF, Wilson Luiz Seneme, protagonizou duas situações que deixaram a arbitragem brasileira a época em “maus lençóis”. Explico: em que pese o Brasil ter sido anunciado como sede da Copa do Mundo em outubro de 2007, a CBF e Seneme não elaboraram um plano de treinamento de excelência à arbitragem para a Copa e o resultado foi um vexame sem precedentes - Seneme foi reprovado duas vezes no temível “teste físico” da Fifa.

Após o desligamento de Seneme que justificou o fato em função de uma fascite plantar, foram indicados Leandro Vuaden e Heber Roberto Lopes - mas ambos foram reprovados no mesmo “teste físico” que Seneme reprovou. O “salvador da pátria” foi a quarta opção, Sandro Meira Ricci. Destaque-se que na última década em todos os testes físicos onde houve a presença de instrutores da Fifa, o histórico de reprovações da arbitragem brasileira tornou-se fato recorrente.
 
Há quinze dias do início da Copa no Mundo Brasil, Massimo Busacca, o diretor de arbitragem da Fifa, realizou o teste físico Yo-Yo à arbitragem que iria laborar na competição no Centro de Treinamento do ex-atleta do Flamengo Zico, no Rio de Janeiro. Nove dos doze árbitros da América do Sul foram reprovados.

Durante o Mundial, o trio brasileiro e os demais apitos Sul-americanos dirigiram pouquíssimos jogos e nas quartas de final, semifinal e na finalíssima a confraria do apito da América do Sul desapareceu.

No dia 4 de janeiro deste ano a (IFFHS) Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, instituição reconhecida internacionalmente pela seriedade com que faz suas pesquisas e estatísticas, anunciou a relação dos dez melhores árbitros de futebol do planeta. A exceção de Wilmar Roldan (Fifa/Colômbia) na sétima posição e de Benjamim Williams (Fifa/Austrália) na décima posição, a lista dos dez top da (IFFHS) foi dominada pelos europeus. A CBF tem (10) árbitros na Fifa, mas nenhum consta da nominada lista.

Diante do que se leu neste articulado e de outros senões negativos que vivencia o futebol e a arbitragem da América do Sul, a presença de Wilson Seneme, considerado por todos como idôneo no comando do Comitê de Árbitros da (Conmebol) Confederação Sul-Americana de Futebol - abre a perspectiva alvissareira de que tenhamos uma reformulação irrestrita em todos os setores da arbitragem da Conmebol. Se assim não acontecer, teremos a continuidade da desconfiança e da ausência de credibilidade das tomadas de decisões dos homens de preto nas competições da referida instituição.

Já para os homens do apito e das bandeiras do futebol pentacampeão, a presença de Seneme na Conmebol, num posto de alta relevância como é a arbitragem, penso que é de valia inominável. Mas antes é necessário fazer o dever de casa como preconizou o mestre internacional de arbitragem, José Garcia Aranda, no Workshop que está sendo realizado na CBF. Ou seja, tem que mudar a composição, a metodologia de ensino aplicada na formação dos futuros apitos e nas comissões de árbitros das federações de futebol.

PS (1): Um amigo que representou expressivo segmento do agronegócio no Fórum Econômico Mundial em Davos, (Suiça), no mês de janeiro que passou e na volta fez uma escala técnica na Alemanha, ficou envergonhado com o que ouviu, leu e viu na mídia europeia a respeito dos árbitros Sul-americanos. Fabricamos craques extraordinários me disse o amigo, mas a credibilidade dos nossos juízes e bandeirinhas perante a mídia que cobre o futebol do Velho Continente é escassa.
      
PS (2): Escrevo este coluna no condicional e amparado na informação prestada pelo ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho, no programa Bem Amigos do Sportv que está no link: http://sportv.globo.com/site/programas/bem-amigos/noticia/2016/02/wilson-seneme-e-o-novo-presidente-da-comissao-de-arbitragem-da-conmebol.html    

Nenhum comentário:

Postar um comentário