quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

IFAB confirma agenda da 130ª Reunião

A International Football Association Board divulgou no seu site www.theifab.com, a agenda da Reunião Geral Anual da entidade que acontecerá no próximo dia 5 de março, no Hotel St. David's em Cardiff e será comandada pelo presidente da Associação de Futebol do País de Gales um dos membros do Board.
    
O tema principal a ser discutido, analisado e implementado ou não na aludida reunião, será o árbitro de vídeo. A respeito do árbitro de vídeo como suporte no auxilio à arbitragem dirimir lances que fujam do seu campo visual, há diversos estudos e opiniões que foram exibidos ao IFAB. A mais recente decisão sobre o assunto aconteceu em janeiro do ano em curso, quando o Board deu sinal verde para a continuidade do experimento em partidas não oficiais.

É praxe do IFAB, o único organismo com poderes para autorizar qualquer mudança nas Regras de Futebol, de somente implementar a alteração após ficar comprovado 100% de eficácia. Diante do exposto, na nossa modestíssima opinião, salvo transformação repentina de pensamento do IFAB e da FIFA, ambos têm quatro votos cada nessa reunião, não será desta vez que será autorizado a implantação do árbitro de vídeo em competições oficiais.

Acredito na continuidade do experimento nos campeonatos de menor porte do futebol mundial, e, quando ficar comprovado a sua eficiência, o IFAB autorizará a sua inclusão como auxílio à arbitragem.
         Foto: FIFA.COM
Outras questões que já foram discutidas e analisadas em reuniões pretéritas que serão objeto de novas discussões e análises, diz respeito a punição tripla e a quarta substituição nas partidas com prorrogação. O fim da punição tripla tem chancela dos europeus.

Os futebolistas do Velho Continente querem mudar a redação que hoje é assim de acordo com a regra 12 (Faltas e incorreções): quando um atleta impedir uma oportunidade clarividente de gol, se for dentro da área penal, o infrator é expulso (cartão vermelho), marca-se o pênalti. Se for fora da área de pênalti, tiro livre direto e expulsão do jogador que cumprirá a suspensão no próximo compromisso da sua equipe.

A Europa quer alterar a redação da Regra 12 com para o seguinte formato: independente de onde acontecer a infração, que o infrator seja advertido com cartão amarelo. A exceção (cartão vermelho neste tipo de jogada ao atleta infrator), será aplicada exclusivamente ao jogador que utilizar de força excessiva contra seu adversário, o que significa que ele colocou em risco eminente a integridade física do atleta da outra equipe.

Já em relação a quarta substituição ela vem sendo testada em competições de menor envergadura na Europa, EUA e na Ásia. Aqui, vejo com bons olhos uma provável decisão positiva do IFAB.

Também será apresentado ao mundo que gravita no futebol o novo site do Board com layot de excelência, que entrará em ação a partir de maio de 2016. Site que terá um conteúdo com maior abrangência. Além das Regras de Futebol e como aplicá-las, o sítio trará material educativo aos árbitros, técnicos de futebol, atletas, mass média esportiva e torcedores.

Os membros do IFAB que irão discutir, analisar e autorizar ou não o que leitor leu acima é composto pelas associações de futebol da Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e a FIFA, que representa seus duzentos e cinco filiados em todo o planeta. Qualquer alteração nas Regras de Futebol, requer uma maioria de seis dos oito votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário