domingo, 17 de abril de 2016

Raio-X da arbitragem

Excelente atuação
Felipe Gomes da Silva (ASP/FIFA), o árbitro de Atlético/PR 2 X 1 Paraná Clube, partida realizada na Arena da Baixada, no sábado que passou, desde o trilar do primeiro apito até quando encerrou o indigitado jogo, demonstrou  nas (193) tomadas de decisões que tomou, que estava consciente que era o único responsável pelo bom andamento do espetáculo.

A cada decisão tomada (técnica ou disciplinar), expôs ótimo equilíbrio, ótimo posicionamento, ótimo conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL e as normas e diretrizes preceituadas no manual do livro de regras. Equilíbrio que lhe proporcionou não se deixar influenciar por nenhum acontecimento, sobretudo, dentro das quatro linhas. Seu desempenho acoplado a conduta perfeita dos seus assistentes foi excelente.
                    Foto: Geraldo Bubniak/GAZETAPRESS
Seneme assume ou não assume?
Anunciado no último dia 1/2/2016, no programa esportivo Bem Amigos, como o novo presidente da Comitê de Árbitros da Conmebol, o ex-árbitro da CBF Wilson Seneme, até o momento não tomou posse e não há nenhum indício de que isto irá acontecer em curto espaço de tempo. As informações sobre o tema são controversas. Há quem afirme que existem obstáculos administrativos, de lealdade, de consideração e até mesmo financeiros que estão impedindo a posse de Seneme. A verdade é que o brasileiro foi anunciado como o manda-chuva da arbitragem Sul-americana - mas, esqueceram de combinar com Carlos Alarcon, que está no cargo há 27 anos, que ele deveria sair.

Taxas e diárias do Brasileirão terão reajuste?
Árbitros e assistentes da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf), perguntam à este colunista se a inflação do ano que passou, que ultrapassou os dois dígitos (10,25%) - será acrescida as taxas e diárias do próximo Campeonato Brasileiro. O assunto na nossa opinião, deveria ter sido tratado na reunião de trabalho da Anaf, realizada há poucos dias em Florianópolis (SC) – porém, quem esteve lá, afirmou que não ouviu uma única palavra sobre o tema.

Qual é o segredo?    
Quanto ao silêncio da Anaf sobre o patrocínio que é exibido nas mangas e nas costas da arbitragem, que atua nas competições da CBF e rende milhões de reais à entidade, nossa opinião é que o tema deve ser levado para discussão com a direção da Anaf. E conduzido pelos principais interessados, os apitos e bandeiras que laboram no Campeonato Brasileiro. Enquanto a arbitragem da Renaf ficar circunscrita a escalas e algumas viagens de avião, a CBF e a própria Anaf não tomarão nenhuma atitude e isto está sobejamente comprovado. Aliás, em relação as publicidades estampadas nas mangas das camisas e mais recentemente nas costas da arbitragem da Renaf, não há notícia de que em algum momento desde que esta exploração "vergonhosa" teve início, algum presidente da Anaf tenha reunido a categoria e tomado uma posição. Observe no link a seguir onde é exibido o patrocínio na indumentária dos homens do apito da (KNVB), e como funciona a parceria existente - http://www.knvb.nl/over-ons/partners/segmentpartners/arag

E a Federação dos árbitros?
Quando havia vontade, pessoas interessadas e clima político para criar a Federação Brasileira dos Árbitros de Futebol, “forças ocultas encolheram os braços”. Hoje, dadas as nuances vivenciadas pelo País, a entidade dificilmente será criada. Federações sindicais são associações que reúnem ao menos cinco sindicatos representativos ou de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas. Federação sindical é a representação em segundo grau do trabalhador. 


Se existisse Federação?
Se existisse uma Federação dos Árbitros de Futebol no Brasil, aí as coisas seriam diferentes. Por quê? Porque a federação é reconhecida pela Constituição Brasileira, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo ministério do Trabalho e Emprego. Se a arbitragem brasileira tivesse uma Federação, a CBF, as federações de futebol, os clubes e a TV, dispensariam um outro tipo de tratamento ao árbitro. Como não há, o homem de preto do futebol pentacampeão recebe tratamento de subdesenvolvido e, por conseguinte, é utilizado como objeto descartável.         
                    Foto: FIFA.com
Heber a caminho da centésima partida internacional
Na próxima quarta-feira (20), quando pisar na relva do lendário estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai), e trilar seu apito no confronto Cerro Portenho (Paraguai) x Independiente de Santa Fé (Colômbia), pela Copa Libertadores da América, o árbitro Heber Roberto Lopes (FOTO/FIFA/SC), atingirá a marca de (98) jogos pela CONMEBOL/FIFA. O feito de Roberto Lopes é digno de registro em função não só da quantidade de partidas, mas, sobretudo, pela extraordinária qualidade do indigitado apito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário