segunda-feira, 23 de maio de 2016

Arbitragem é o reflexo da desorganização

                                                                 
Estádios com arquibancadas vazias, gramados em péssimo estado, equipes em ruina financeira e a maioria dos jogos da primeira e segunda rodada com nível técnico de baixíssima qualidade, acoplada a crise econômica que assola os diferentes setores da economia brasileira, retratam com raro brilhantismo, a realidade do início do outrora melhor campeonato de futebol do planeta, o Campeonato Brasileiro patrocinado pela CBF.

Repito, é a realidade inexorável do futebol brasileiro há muito tempo, mas, foi “escamoteada” pelo clima de oba-oba da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Realidade que aflorou definitivamente nesta temporada, e, dado os fatos aqui nominados não há e não haverá milagre que mude o perfil do nosso futebol este ano.

Quem teve o privilégio de assistir pela TV as competições de futebol da Europa neste 2016, observou organização impecável, gramados em excelentes condições para a prática do futebol, estádios lotados e arbitragens de alto nível. Repito, quem viu as competições da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália – sabe do que estou falando.

Campeonato da Bundesliga e Copa da Alemanha, campeonato espanhol e Copa do Rei da Espanha, campeonato francês e Copa da França, Premier League e Copa da Inglaterra e campeonato Italiano e a final da Copa da Itália – deram um exemplo de organização que deveria ser implementada no futebol pentacampeão, independente das nossas peculiaridades.

Quanto a qualidade das tomadas de decisões da arbitragem brasileira neste lusco-fusco de Campeonato Brasileiro, apitos e bandeiras estão expondo com precisão milimétrica, a falta de investimentos, de instrutores na formação e requalificação da arbitragem e o descaso, marca registrada das federações de futebol no que tange ao setor do apito. Lembro que os árbitros que estão laborando nas competições da CBF, são cedidos pelas federações.

Portanto, algumas tomadas de decisões equivocadas dos homens de preto neste limiar do Brasileirão, que, estão sendo contestadas pelos cartolas, atletas e a imprensa que na sua maioria com pequenas exceções, é ignorante na interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL, é originária da desorganização e do desleixo que grassa no futebol pentacampeão. Arbitragem que na nossa opinião, está em consonância com a mediocridade que se viu nas duas primeiras rodadas do outrora maior torneio de futebol do mundo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário