sexta-feira, 13 de maio de 2016

Notícias do apito

                                                            Foto: UEFA.com



  • Collina será o delegado  
  • A finalíssima do maior campeonato de clubes do planeta, a CHAMPIONS LEAGUE, que será disputada no próximo dia 28 de maio, entre os espanhóis Atlético de Madri x Real Madri, em Milão (Itália), terá como árbitro o inglês Mark Clattenblurg. Na tribuna de honra do estádio San Siro, escalado como delegado de arbitragem, estará aquele que é considerado o maior árbitro do futebol mundial, Pierluigi Collina (foto), que é o diretor de árbitros da UEFA. Lembro que Collina é o único árbitro laureado seis vezes consecutivas pela (IFFHS), como o melhor do planeta.

  • Fim de carreira
  • O site da Associação Nacional de Futebol do Chile noticiou nesta sexta (13), que, o ex-árbitro Enrique Osses (FIFA/Chile), encerrou sua trajetória no apito e na próxima segunda-feira (16) assumirá a direção do departamento de arbitragem daquela instituição. Osses formou na última década ao lado dos árbitros Wilmar Roldan (FIFA/Colômbia) e Heber Roberto Lopes (FIFA/Brasil), a espinha dorsal dos homens de preto da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O ex-apitador irá substituir seu compatriota, o ex-Referee Pablo Pozzo.

  • Know-how invejável
  • Como uma trajetória vitoriosa como árbitro, a missão principal  de Osses que esteve recentemente na Copa do Mundo no Brasil, será a de preparar as futuras gerações da confraria daqueles que manejam o apito e as bandeiras na terra dos Andes.

  • CBF pretende ter quadro próprio de arbitragem
  • Em entrevista concedida ao Globo Esporte, o diretor da CA/CBF Sergio Corrêa, afirmou que a instituição está desenvolvendo estudos no sentido de criar em curto espaço de tempo o seu próprio quadro de árbitros e assistentes. Quadro que ficaria vinculado especificamente a CBF e não mais as federações de futebol. O projeto se bem lapidado e implementado por pessoas que conheçam do tema, não deverá em hipótese alguma ter a participação de sindicalistas que nada fazem para melhorar a arbitragem brasileira. E, o principal: vai provocar independência nas tomadas de decisões da arbitragem e propiciará um salto na qualidade do guardião das REGRAS DE FUTEBOL, como nunca se observou nos anais do futebol brasileiro.

  • Chances remotas
  • Acuso o recebimento de alguns e-mails de árbitros insatisfeitos com o post aqui publicado de que, dos doze árbitros (apitos) promovidos na terça-feira (10), a Asp/FIFA, apenas seis podem no futuro alcançar destaque e atingirem o quadro da FIFA. Mantemos a nossa opinião, porém, quem leu e entendeu o que dissemos pôde observar que nesta arca não cabe todo mundo. Também afirmamos que pode haver uma alteração além dos seis nomes nominados – mas para que isto aconteça, será necessário uma metamorfose política no modus operandi da CBF ou então uma superação estratosférica técnica, tática, física e psicológica daqueles que não foram citados.

  • No direito de arena houve erros
  • O direito de imagem a exemplo do direito de arena que deu “chabu”, foi manuseado de forma equivocada. No direito de arena, a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) errou duas vezes. Em âmbito jurídico e político. No jurídico faltou conhecimento a respeito do tema e, por extensão, substância na petição. No político, a (Anaf) ao invés de escolher um cacique com desenvoltura política nos labirintos de Brasília, escolheu o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol e atual deputado federal de primeiro mandato, Evandro Rogério Romam. Deu “chabu”.

  • Não houve estudo
  • No direito de imagem a Anaf e o jurídico erraram novamente - Especialistas no assunto ouvidos por este colunista, afirmaram peremptoriamente, que, o correto seria estudar minuciosamente a legislação a respeito do direito de imagem. Ainda de acordo com os especialistas ouvidos, há várias brechas na lei que permitem esta concessão à arbitragem - e a partir de então, via o Congresso Nacional viabilizar os mecanismos que concedesse ao árbitro de futebol o direito de imagem.

  • Ação no Recife foi outro erro
  • E, para comprovar de vez os gravíssimos equívocos quanto ao direito de imagem, veio o ajuizamento equivocado da ação no Recife (PE). Nunca me disseram os especialistas, essa ação poderia ter sido ajuizada na terra do frevo. Todos nós sabemos que a sede da empresa que detém os direitos de transmissão das competições da CBF, a Rede Globo, fica no Rio de Janeiro. É público e notório que nenhuma decisão é tomada a respeito dessa emissora se não for emanada da sua central. Seja na área de entretenimento, jornalística, futebol ou jurídica. A não ser quando a questão é regional.

  • Antes tarde do que nunca
  • E para corroborar nossas afirmações, a Juíza que recebeu a ação protocolada no Recife, quanto ao direito de imagem, no apagar das luzes do ano que passou, remeteu a ação ao Rio de Janeiro com o despacho de que aquela querela deveria ser ajuizada na Justiça carioca. Por um motivo: a sede da TV detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e demais torneios da CBF, está localizada no Rio de Janeiro.

  • Resta aguardar
  • Aos árbitros e assistentes que mantiveram seus nomes na nominada ação, resta aguardar o desfecho da Justiça. Se favorável a confraria dos homens do apito virá recurso da TV sem sombra de dúvida. Se desfavorável à arbitragem, penso que a Anaf irá interpor recurso, até porque já foram gastos milhares de reais no ajuizamento tanto em Recife como em Pernambuco. Será uma batalha da arbitragem brasileira contra um gigante da comunicação nacional e a CBF. Já que segundo os especialistas, a CBF responde solidariamente com a TV nessa questão e não há outra interpretação jurídica que livre a CBF de ser litisconsorte no direito de imagem à arbitragem.

  • Observe nos links abaixo da mídia esportiva brasileira, as novas interpretações sobre as REGRAS DE FUTEBOL, autorizadas pelo IFAB no último dia 5 de março que entrarão em vigência a partir de hoje no Campeonato Brasileiro.  
  • Novas Regras - Com VIDEOS para ilustrar


Nenhum comentário:

Postar um comentário