sábado, 7 de maio de 2016

“O ÁRBITRO É FILIGRANA”



No lançamento do Campeonato Brasileiro de 2016 que é a principal competição da CBF, na última quinta-feira (5), era visível a presença na plateia e no palco de cartolas da CBF, das federações de futebol, dos clubes, de atletas e ex-atletas, técnicos e de muita gente que nunca fez absolutamente nada pelo futebol brasileiro. 

Se a festa era do Brasileirão e todos os segmentos acima estavam presentes, pergunto: Por quê, aquele que é o único que detém o poder de interpretar e aplicar as (17) REGRAS DE FUTEBOL e demais diretrizes do IFAB, o árbitro, cujas interpretações e aplicações das regras é condição sine qua non para o sucesso do Campeonato Brasileiro estava ausente? Aliás, durante todo o evento não se falou um ponto, um til, um vírgula sobre os homens de preto.

Via WhatsApp, o presidente da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva, respondeu à este colunista que o foco naquele momento era outro é que na sequência chegará a vez da arbitragem. Respeito a opinião do sr. Sérgio Corrêa por quem nutro apreço, mas, deixar a arbitragem de fora de um evento da magnitude do lançamento do Brasileirão, foi um ato de total desprezo pela confraria do apito brasileiro, sobretudo, em relação aos apitos e bandeiras que atuam nos torneios da CBF.

“SEM A PRESENÇA DO ÁRBITRO E DOS ASSISTENTES, DIZ O IFAB E A FIFA: NÃO PODERÁ SER REALIZADA UMA PARTIDA DE FUTEBOL”.

Pensei que a cartolagem do futebol pentacampeão após o maior fiasco da história do futebol brasileiro e quiçá mundial, em junho de 2014, Alemanha 7 x 1 Brasil, tinha aprendido a lição e daria novos passos rumo a modernidade do futebol brasileiro. Me enganei: continua tudo como DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES.”

PS: Resta saber qual será a posição da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), associações e sindicatos da categoria dos homens de preto em relação ao fato. Ficarão quietos e aceitarão a “canga” da subserviência em troca de prebendas e/ou sinecuras da CBF e das federações, onde exercem diferentes funções, ou romperão o casulo da submissão de uma vez por todas? Ou compactuarão com a epígrafe que dá título a este articulado? 

PS (2): A relação da arbitragem selecionada pela FIFA/CONCACAF/CONMEBOL, que, irá atuar na Copa América Centenário dos (EUA), que terá início no próximo dia 3 de junho, foi divulgada com exclusividade nas Américas e no universo pelo renomado site http://internationalreferee.blogspot.com.br/2016/05/arbitros-copa-america-centenario.html.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário