segunda-feira, 9 de maio de 2016

Raio-X da arbitragem

    Sérgio Corrêa, diretor da CA/CBF disse que o "foco" era outro quando do lançamento do Brasileirão 2016 - foto: Rafael Ribeiro/CBF


  • Novos Asp/FIFA e o direito de imagem
  • A CA/CBF divulgou no dia de hoje os nomes dos apitos promovidos ao quadro de Asp/FIFA. Tem gente que está neste quadro e deveria ter saído – e há quem entrou que não deveria ter entrado. Quanto ao imbróglio do direito de imagem, a única administração da Anaf que teve coragem de entrar na JUSTIÇA e buscar um direito merecido dos homens de preto foi a atual presidida por Marco Antonio Martins. Nesta quarta-feira (11), com tempo vou discorrer sobre os dois temas.
  •  
  • Pelegos serão escalados?
  • Diante da campanha empregada por este blogueiro contrário a escalação de dirigentes das associações e sindicatos da arbitragem brasileira nas competições da CBF nas Séries (A, B, C, D e Copa do Brasil), a pergunta que não quer calar é: A CBF vai ignorar esta prática nefasta que está encalacrada no futebol brasileiro tal qual metástase no corpo humano, e, irá escalá-los no Campeonato Brasileiro que começa neste final de semana?
  • Quinteto de ouro
  • Os árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Edivaldo Elias da Silva, Felipe Gomes da Silva, Leonardo Sigari Zanon, Rafael Traci e Rodolpho Toski Marques, apesar da ausência de investimentos financeiros, de cursos de capacitação continuada da (FPF) e do anacronismo que grassa no setor que comanda a arbitragem do Paraná, superaram todas as dificuldades e exibiram performance extraordinária nas oitavas de final, nas semifinais e nas finais do Campeonato Paranaense deste ano. O quinteto em tela, teve arbitragem de excelência e o que é mais importante: é gente da terra das araucárias. INTERPRETARAM E APLICARAM AS REGRAS DO JOGO PELA PRIMEIRA VEZ NOS ÚLTIMOS 10 ANOS DE MANEIRA UNIFORME. FOI UM SHOW.

  • Se tentar explicar cai no ridículo
  • A festa de lançamento do Campeonato Brasileiro desta temporada, na quinta-feira (5), sem a presença da arbitragem é algo inexplicável e quem tentar explicar cai no ridículo. Como é que se faz o lançamento da competição que é suprassumo do futebol brasileiro da temporada e não se convida o árbitro e os assistentes, sem os quais diz a FIFA e o IFAB, uma partida não pode ser realizada? Além de ridículo, foi um ato de humilhação à arbitragem que compõe a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf).

  • A pergunta que precisa ser respondida é: Se era para homenagear personagens que brilharam e brilham no Campeonato Brasileiro, por que os árbitros que atuam nas competições da CBF e ex-árbitros, que deram parte de suas vidas em benefício do crescimento e da qualidade do futebol brasileiro com suas atuações, foram esquecidos pela entidade do regabofe do último dia 5?
  •   
  • Silêncio inexplicável, silêncio intolerável, silêncio incrivel
  • O inexplicável, o intolerável, o incrível é o silêncio de cemitério no período noturno sobre o acontecido da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), das associações e sindicatos da confraria do apito com esta decisão inédita na arbitragem brasileira. Não há até a conclusão desta coluna, nenhuma nota dos denominados “sindicalistas”, “representantes” da categoria do homens de preto. Será que estão preocupados em tomar posição em detrimento da categoria que os elegeu e  perderem as prebendas e/ou sinecuras, cargos etc.. nas federações de futebol e na CBF? A persistir neste diapasão, o árbitro do futebol pentacampeão, continuará ad aeternum ocupando o último lugar do vagão do nosso futebol. Pobre arbitragem brasileira!

  • Farsa desmascarada  
  • As finais de um contingente expressivo dos campeonatos estaduais em todo o País, derrubaram a propaganda mentirosa de que as federações de futebol investem na formação e requalificação da arbitragem. O Paraná onde a arbitragem teve atuação destacada, Santa Catarina, Rio G. do Sul, Rio de Janeiro, e São Paulo utilizaram árbitros próprios. Os demais importaram apitos e/ou bandeiras de outras plagas.

  • Reunião decisiva
  • Salvo mudança de última hora, o IFAB deverá decidir na íntegra nos dias 18 e 19 de outubro próximo a questão do (AV) árbitro de vídeo. Segundo informações que este colunista recebeu nesta manhã de segunda-feira (9), nesta reunião será definida a tecnologia a ser utilizada, onde e em quais competições será testado, em quais momentos intervirá num jogo de futebol, onde ficará alocado o (AV) e quem dará a palavra final no momento de decidir sobre os lances que fujam do campo visual da arbitragem.

  • Todos rumo à Amsterdã
  • Amsterdã capital da Holanda, foi a cidade escolhida pelo International Board (IFAB) e a FIFA, para sediar o primeiro Workshop sobre o árbitro de vídeo (AV). O evento irá transformar Amsterdã na capital da arbitragem mundial, nos dias 18 e 19 deste mês. Além da presença do presidente da Fifa Ganni Infantino e dos membros que compõe o Board, foram convidados para conhecer o sistema pioneiro do (AV) que está sendo desenvolvido há dois anos pela (KNVB), várias empresas de tecnologia que atuam no mercado esportivo mundial, cartolas de diferentes países, árbitros, ex-árbitros, dirigentes de árbitros das associações, confederações e federações filiadas a FIFA, técnicos de futebol, atletas, ex-atletas e a imprensa. 
  •  
  • Todos rumo à Amsterdã (2)
  • Na oportunidade a KNVB exibirá ao mundo do futebol, os resultados das experiências realizadas nas (50) partidas não oficiais onde foram desenvolvidos os testes do (AV) durante os últimos dois anos. Também irão mostrar a tecnologia empregada e quem está gerando as imagens de primeiro mundo dos aludidos testes.

      Boca Juniors x Nacional, será a 100º jogo de Heber pela CONMEBOL


A centésima partida

Heber Roberto Lopes (FIFA/SC) completará a 100ª partida pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CNOMEBOL), no próximo dia 19 de maio. O indigitado apito que um dia foi recusado pelo paupérrimo e atrasado futebol do Estado do Paraná, irá comandar no Santuário da [La Bombonera] em Buenos Aires, a partida de volta pela Taça Libertadores da América, entre Boca Juniors (Argentina) x Nacional (Uruguai).



 




 

2 comentários:

  1. Boa tarde Valdir Bicudo.
    Tenho postado aqui em algumas oportunidades, mas sem qualquer retorno seu.
    De qualquer forma, neste exato momento são 16hs do dia 09/05/2016, e a Comissão Distrital de Arbitragem de Futebol, vinculada à Federação de Futebol do Distrito Federal, está realizando a palestra com o prof. Manoel Serapião a respeito das alterações nas Regras de Jogo levadas a efeito pela IFAB a partir desse ano.
    Destaco a presença do Dr. Edson Rezende, do árbitro Sandro Meira Ricci (ambos ao meu lado aqui no auditório) e dos árbitros CBF e CDAF que labutam nas competições locais e nacionais.

    ResponderExcluir
  2. Preclaro Leandro Almeida boa noite. Peço-lhe desculpas por não ter respondido as postagens anteriores. Por favor nos comunique se não respondê-lo nos próximos posts. - (41) 9669-5013. Quanto ao evento por você nominado, entendo ser de fundamental importância à arbitragem brasileira que, nos próximos meses irá se defrontar com diversificadas situações no Campeonato Brasileiro. Já em relação a participação das personagens nominadas no aludido evento na capital federal, a trempe Dr. Manoel Serapião Filho, membro do Painel Consultivo do IFAB, onde representa a CBF e a CONMEBOL e (diretor-adjunto do Pilar Técnico/CBF), do Corregedor de arbitragem da CBF, Dr. Edson Rezende de Oliveira e do árbitro mundialista Sandro Meira Ricci (FIFA/SC) - dispensa comentário pela grandeza de caráter e pelo conhecimento (teórico e prático) que todos teem sobre o tema arbitragem. Aceite meus cumprimentos, bem como o quadro de árbitros do Distrito Federal por ter tido o privilégio de ter como preletores as indigitadas pessoas junto à vocês.
    Valdir Bicudo.

    ResponderExcluir