terça-feira, 21 de junho de 2016

Árbitros devem ler e interpretar o que leem

Na segunda-feira (20/6), a CA/CBF e a Escola Nacional de Arbitragem realizaram a reunião mensal e discutiram o scout de várias competições, incluso o Campeonato Brasileiro de 2016. Scout é uma ferramenta muita utilizada no Vôlei e no Basquete da (NBA-EUA), que tem a missão precípua de analisar as ações individuais, táticas, técnicas dos atletas. A CBF vem usando o scout nas suas competições há várias temporadas – a partir do Brasileiro do ano em curso, com a compra do software a entidade incrementou o uso do scout de maneira circunstanciada objetivando monitorar todos os movimentos e tomadas de decisões da arbitragem no campo de jogo. Além dos scouts, a cúpula diretiva da arbitragem brasileira, analisou os relatórios confeccionados pelos assessores e delegados de arbitragem.

O seminário promovido pela CBF com os dirigentes das comissões de arbitragens das federações de futebol no mês de fevereiro, que teve como preletor o ex-árbitro da FIFA e ex-diretor de arbitragem da FIFA, José Garcia Aranda; o curso com os assessores e delegados de arbitragem em março; os testes físicos e teóricos realizados em todos os estados onde tem árbitro da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf); as recentes palestras efetivadas em todo o país aos árbitros da Renaf, cartolas, clubes e atletas sobre as novas alterações das REGRAS DE FUTEBOL autorizadas pelo (IFAB), colocam a arbitragem brasileira em termos de material didático num patamar elevadíssimo.

Cabe agora aos árbitros ler, ler, estudar e procurar entender na sua plenitude o que leu das dezessete REGRAS DE FUTEBOL e as diretrizes para árbitros e as novas alterações.  E, se houver dúvidas, buscar na CA/CBF mecanismos que os faça entender - para quando exigido à aplicar as regras e demais diretrizes no campo de jogo o façam de maneira adequada.
Confira no link a seguir um preâmbulo de reunião da Comissão de arbitragem - http://www.cbf.com.br/cbf-tv/arbitragem#.V2lLZtIrLIW


PS (1): Às contestações que me foram enviadas ao título deste articulado respondo: Não basta ler as REGRAS DE FUTEBOL, as diretrizes para árbitros do (IFAB) e as Circulares emitidas pela CA/CBF - tem que ler e entender o que leu para interpretar e aplicar na infração que acontecer, sempre em consonância com o espírito da regra. Exemplo característico de quem leu e não entendeu o que leu, foi exposto pelo quarteto de arbitragem que laborou na partida Londrina/PR 1 x 0 Vila Nova/GO, válida pela sétima rodada da Série (B) do Campeonato Brasileiro. “Não basta ler, tem que entender o que leu”.
    Carlos Alarcon (foto), está nos EUA onde foi prestigiar as finais da Copa América Centenário - foto: Conmebol
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário